O encanto desta cidade é meu. Amor pelo Rio de Janeiro

Em cada canto, corre solto o encanto que me faz carioca, não por simples canto, mas por real fascinação, como de carioca faz todos daqueles em que ao menos um dia tiveram a graça, imanente ou poética, de experimentar pelo um de seus quase infinitos recantos.
 
O encanto desta cidade é meu, como minha é a quase mágica alegria de ser um com todos neste lugar de bela, encantadora e fulgurosa poesia, que seduz pelo que é, que maravilha pelo que possui, e que convence, e o espirito de alegria enche, por todo um povo que aqui vive, trabalha e sabe ser feliz.
 
Somos desta cidade, filhos de cada recanto, únicos na graça de poder apreciar, desde a brisa de seu ar, até aromas pictóricos de grande beleza, que encantam a quem teve a sorte de aqui trocar experiências e aqui se conhecer, conhecendo e saboreando a felicidade do aqui viver. 
 
O encanto desta cidade é múltiplo, faz de cada lugar uma cacofonia sinfônica de prazerosas sensações, que invadem a alma e enobrecem o espírito de seu povo, e que fazem de nossa mente, um mar vivo de alegria.
 
O encanto desta cidade é de todos, pois seu povo hospitaleiro sabe bem receber, e sabe se doar como parte desta mesma cidade maravilhosa que compõem.
 
O encanto desta cidade é quase mágico, pois de real encanto, faz-nos felizes em sermos cariocas pela contagiante fascinação que o enredo visual e humano destas bandas possibilita. 
 
O Encanto desta cidade é real, pois somos reais, cariocas da gema, cariocas das praias, cariocas do centro, cariocas do norte ou do leste, cariocas das quatro estações, cariocas do céu, da terra e do mar, cariocas de todos os esportes, cariocas dos bons restaurantes, cariocas dos lanches rápidos, cariocas que amam ser cariocas, cariocas do carnaval, cariocas da fé e do trabalho, cariocas em essência por convívio e paixão, cariocas por contágio e por amor.
 
Ser carioca não é somente uma questão política ou geográfica, é um estado de espírito, possível apenas pela quase mística beleza desta cidade, pela humana índole de seu povo, pela beleza natural das montanhas que correm para o mar e que trocam afetos espumados de raro encanto. Ser carioca é possível apenas pela alegria latente que permeia a mente e o existir de todos e de cada um dos que aqui vivem ou visitam.
 
Conhecer o rio é se apaixonar, é descobrir que é possível realizar uma experiência inesquecível de alegria, felicidade e sedução.
Ser carioca não tem nada de superficial, pois sendo muito mais que um simples fenômeno percebido, é um mecanismo social e humano que emerge da múltipla e plural composição de nossa sociedade. Ser carioca é uma qualidade primária que brota de todos que por aqui passam.
 
O encanto desta cidade é meu, mas antes de tudo é de todos nós que damos vida e alegria, à beleza estupenda de um lugar abençoado e de rara comunhão entre o natural e o humano. 

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 02/03/2013
Reeditado em 02/03/2013
Código do texto: T4168515
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.