POR QUE PROJETOS NA NOSSA VIDA?

Lêda Torre

"Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável", já disse um dia Sêneca.

O mundo globalizado onde os interesses pessoais sobrepujam os demais, as relações sociais e as instituições, os compromissos também deixaram de ser duradouros. Nesse contexto, impera o individualismo, infelizmente; também o consumismo, o prazer subjetivo de uma sociedade bastante e quase predominantemente midiática, onde os “realities shows" têm feito parte da vida das pessoas, e parece que tudo que mais importa é a aparência. Nem sempre interessa a essência das pessoas, o que temos percebido é que o ser humano virou um mero objeto, sem nenhum valor, uma coisa...

Talvez essas são as muitas razões porque há tanta gente com sérios problemas de depressão, problemas grave que tem dizimado muitos, principalmente jovens, que além de ter tudo pela frente, cedem a isso, preferindo apelar para as piores escolhas: caminhos tortuosos e desconhecidos, que na maioria dos casos, leva a outros rumos senão à morte.

Contudo, ainda há tempo para se sonhar, para se fazer projetos, antes mesmo que a violência, a promiscuidade, o tráfico e o extermínio de jovens venham abortar estes projetos.

Nessa trajetória de vida, sendo um longo percurso, devemos buscar uma proposta que possua profundeza do ser humano, cujo caminho é cheio de escolhas e opções, pois é nesse momento que precisamos ter constante discernimento, com a certeza de tomarmos decisões, seja com liberdade, humildade, responsabilidade e compromisso.

Esse caminho por ser dinâmico precisa de revisão e reelaboração, sempre que for necessário. Há momentos nesta longa jornada em que requer muita determinação, coragem, fé e atenção. Um deles é de decisão. É preciso refletir e fazer uma análise se o projeto que estamos elaborando dia a dia, é o que realmente queremos pra nossa vida, ou se queremos navegar contra a correnteza ou a favor dos ventos que veem ao nosso encontro.

Outro momento é o da elaboração. É nessa hora que temos de colocar a"mão na massa", escrever a nossa própria história, com nossas próprias mãos. Aqui também podemos parar de vez em quando para nos questionarmos: onde e como estamos? quais são mesmo os nossos sonhos? o que devemos fazer para realizá-los?

É hora de fazermos o encontro do nosso "EU" conosco mesmo, de avaliarmos todo o processo a ser feito. É também nesse percurso que precisamos saber que ninguém vive sozinho. Tá na hora de buscarmos escolher as pessoas certas para nossa vida se são essas que escolhemos as pessoas com quem desejamos compartilhar tudo; precisamos de pessoas que tenham experiências, que tenham história, bagagem e, sobretudo, ser capaz de amar, se doar, respeitar e sonhar junto. Há ainda, aqueles momentos em que precisamos estar preparados para as possíveis crises. Momentos que poderemos chamar de "OSTRA" em que preferimos nos recolher e olhar para o alto, e para o fundo do nosso ser. Dessas crises precisamos sair fortes, mais ainda do que entramos. Precisamos sair "PÉROLAS" na vida das pessoas que nos rodeiam e das que amamos principalmente, temos que ser SAL e LUZ, sermos TERRA, onde podemos servir de apoio.

Enfim, não se pode deixar de perceber que muitos ventos tentarão com certeza, nos levar para outros destinos. Precisamos focar no nosso horizonte para que os nossos projetos deixem de ser sonhos para se tornarem realidade.

_______________São Luis, 27/04/2013_______________________

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 28/04/2013
Código do texto: T4264286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.