POR QUE TANTA DESIGUALDADE (?!) ...


Sem extremismos, pense se existiria a necessidade de luta por direitos iguais ou se a alegada falta de direitos iguais seria mais fruto de comodismo humano???

No texto anterior: SE OS DIREITOS SÃO IGUAIS... (que transcrevo na íntegra), pergunto e respondo (sobre o que acho dessa questão):


SE OS DIREITOS SÃO IGUAIS... Porque tanta desigualdade???

Considerando que, geralmente, o ser humano tem uma ânsia muito grande por direitos iguais, não chega a perceber que sua maior necessidade é restauração de relações humanas, porque com suas relações saudáveis automaticamente terá seus direitos respeitados...

Em meu achômetro, na ânsia de lutar por direitos iguais, o ser humano termina atropelando as relações humanas e tendo que usurpar direitos alheios, por isso SE OS DIREITOS SÃO (ou devem ser) iguais, porque existe tanta desigualdade...


Certamente, o ser humano por um lado, estaria vivendo o melhor período da história, e por outro lado, vive como se estivesse vivendo o pior momento da odisséia humana na terra... Apenas pra se ter uma idéia, direi que estamos num arquipélago de crises, cercado (de todos os lados), por um imenso oceano de problemas; Começar pela crise de identidade (que leva o ser humano a não saber o que é, de quem é, o que está fazendo aqui, pra onde vai, etc; Em segundo lugar, o ser humano vive a terrível crise intelectual (que o faz não saber pensar de forma racional) e, a partir dessas duas crises, tem lugar outras crises...


ASSIM, se luta por direitos iguais sem saber o que seja isso e, a luta termina por garantir mais algum direito a quem já tem muitos e deixar sem direito algum a quem tem poucos ou não tem nenhum...


Por isso, a questão: SE OS DIREITOS SÃO (ou devem ser) IGUAIS, porque existe tanta desigualdade???...

Entendo que a luta não deve ser para que a pessoa tenha todos os direitos e outras pessoas fiquem chupando o dedo (conforme o modelo social em vigência)... MAS, a luta deve ser para que

DIREITOS IGUAIS, significa que a pessoa terá em vista o que seja dos outros com o mesmo zelo com que considera o que é seu... E na prática será difícil entender um sistema social (como temos em nossa realidade) onde cada um (apenas) fará por si e ainda espera que outras pessoas também façam por si...


Não estou dizendo que na prática os DIREITOS sejam iguais, mas, na teoria teríamos isso na sociedade pós–moderna (que se diz evoluída) e que costumo chamar pós–superficial...


Em teoria dizem sempre que, pela lei os direitos seriam iguais (inclusive a constituição diz isso: TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI)... MAS, por exemplo: Se algum excluído social, chega num restaurante ou num supermercados, somente seria servido ou poderia levar algum produto se tiver dinheiro pra pagar por ele...


ASSIM, por essas e outras, podemos dizer que: OS DIREITOS SÃO (ou devem ser) iguais, mas existe muita desigualdade... E, essa desigualdade será sempre proporcional ao grau de insensatez da população...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 14/05/2013
Código do texto: T4290548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.