RESPOSTA A UM EQUÍVOCO

Um leitor, aqui do Recanto, enviou-me mensagem sugerindo que eu alterasse a frase "Hoje faz 32 anos" (do texto anterior), para "Hoje fazem 32 anos". Tentei responder várias vezes, mas a mensagem sempre voltava, por isso resolvi responder aqui, pois acho importante desfazer esse tipo de equívoco cometido por muita gente. Ressalto que não tenho a menor intenção de dar aula de Português, apenas a título de esclarecimento mesmo.

É o seguinte, meu caro leitor, "o verbo FAZER, indicando TEMPO (dias, semanas, meses, anos, horas, minutos, segundos), é impessoal, e deve permanecer na 3ª pessoa do singular" (ex. Faz cinco horas que ele saiu. Faz três meses que ele chegou. Ontem fez 32 anos que ele nos deixou).

A propósito, é bom lembrar que "o verbo HAVER, significando EXISTIR, também é impessoal, e fica sempre no singular". Exemplo: "Lugares havia, mas faltava público". (Fonte: OLIVEIRA, Édson de. PORTUGUÊS: TODO O MUNDO TEM DÚVIDA, INCLUSIVE VOCÊ. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 5ª edição, 1999, p.p. 143, 162).

Corriqueiramente se comete este engano de achar que todos os verbos devem flexionar sempre. Pois se eu escrevesse "fazem 32 anos", aí sim, estaria cometendo um erro gramatical de construção. Contudo, quero agradecer ao gentil leitor por sua atenção e por me conceder a oportunidade de ajudar, inclusive, a outras pessoas que também cometem tal equívoco.

(www.jildati.blogspot.com)

Jandira Lucena
Enviado por Jandira Lucena em 10/06/2013
Código do texto: T4334006
Classificação de conteúdo: seguro