UMA MENSAGEM PARA ESSES TEMPOS DE PAZ

“Quando eles baterem com o cassetete na sua cabeça, reaja com super-amor” (Os Rebeldes, MICHENER, James)

A paz é importante, amigo.

Quando te baterem, seja pacífico.

Quando te roubarem, seja pacífico.

Quando teu representante político (vereador, prefeito, deputado, senador ou presidente) te enganar, te iludir, te ocultar informações, te usar como ferramenta, como tijolo, como peça de sua engrenagem com graxa suja, te fazendo o bobo do jogo, quando ele te roubar, seja pacífico.

Quando souber que o teu chefe faz viagens ao exterior duas vezes por ano (Nova York, Paris, Honolulu), hotéis de luxo, compras, com o lucro obtido da exploração do teu trabalho suado, seja pacífico. Quando ele, com sua enorme picape, ultrapassar raivosamente o ônibus lotado onde você se espreme indo para o trabalho, seja pacífico.

Quando ficar sabendo que teu líder religioso está nadando em dinheiro ou vivendo como um rei enquanto você vive na servidão, seja pacífico. Quando souber que esse sorridente líder religioso se dá muito bem com os políticos que te enganam e com os empresários que te exploram, seja pacífico. Quando souber que este mesmo líder faz parte de uma organização que explora trabalhadores e consumidores através de uma grande corporação empresarial, seja pacífico.

Quando você descobrir que a paz geral é muito importante para os donos do poder perpetuarem seu próprio poder e manterem intacta sua imensa rede de influências baseada na mentira e na exploração de pessoas como você, seus, amigos e irmãos, sem que haja reclamações ou interrupções de qualquer tipo, seja pacífico.

Então, vamos todos pela paz.

(L.F.)