Saúde e Educação Para o Povo

Um dos pilares da gestão do presidente equatoriano Rafael Correa é a educação de seu povo, a velha esquecida de seus antecessores. Após dois anos de atividades de 54 professores cubanos em 13 províncias da nação andina, o índice de analfabetismo foi reduzido de 6,5% para 3,5% da população com idade acima de 14 anos, e mais de 300 mil cidadãos foram alfabetizados com o programa cubano "Yo sí pudo".

O programa cubano Projeto de Educação Básica de Jovens e Adultos faz parte do pensamento do educador José Martí, e assim atua em programas de alfabetização em 30 países.

A Revolução Cidadã do presidente equatoriano veio para preencher o vazio social deixado por gerações de governantes comprometidos, apenas, com setores oligárquicos da sociedade. Assim, o governo revolucionário planeja levar atendimento de saúde às camadas mais carentes da sociedade, com a contratação de aproximadamente mil médicos cubanos para suprir a escassez de profissionais em atendimento familiar, conforme anunciou o mandatário no programa radiotelevisivo semanal "Enlace Ciudadano", em 28 de setembro de 2013.

No planejamento traçado para o sistema de saúde, a Revolução Cidadã almeja construir 1.582 centros de saúde, 163 hospitais de base e 24 hospitais de especialidades médicas, todos, equipados com aparelhos de elevada tecnologia. E para operar esse exército de unidades de atendimento médico a seres abandonados pela elite dominante selvagem, serão preparados 18.675 profissionais da área de saúde, dos quais mais da metade serão constituídos por médicos, e muitos deles sairão da Escola Latino-americana de Medicina de Havana.

O mandatário acrescentou que a revolução sanitária do governo cubano agrega um dos sistemas de saúde mais completos que há em atividade entre as nações. E para levar o sistema de saúde ao povo marginalizado, o Governo andino irá investir 9,2% do Produto Interno Bruto em seu projeto revolucionário, o mesmo percentual que utiliza o Governo cubano, para melhorar a saúde do povo caribenho.

CERQUEIRA, RNF. A Matança Illuminati. Florianópolis: 2013. Obra literária ainda não editada.

RNF Cerqueira
Enviado por RNF Cerqueira em 12/10/2013
Código do texto: T4522361
Classificação de conteúdo: seguro