Existir e Acontecer, Vida!

A vida existe na lotação do transporte público, no louco trânsito de cada dia e na preguiça da segunda-feira. Mas ela realmente acontece quando você se deita à sombra de uma árvore para pensar, e é nesse momento que você esquece a rotina e vive de verdade, se teletransporta para um lugar passivo que te traz as melhores lembranças.

A vida existe quando você exclui o sentir. Porém, acontece quando descobrimos o sentimento mais profundo e intenso que duvidaríamos em ter, e com isso, inesperadamente, sentimos.

A vida existe quando as lágrimas, ressentimentos, desilusões e o passado inteiro ficam contidos num só baú. Mas ela acontece quando esse baú é descoberto e aberto por uma chave especial, daí você descobre que seu coração é leve e não tem capacidade de suportar o peso dessa inutilidade toda.

A vida existe quando trocamos aquele café no meio da tarde pela ocupação com um problema que insiste em aparecer. Mas a vida? Bom, ela é real! E acontece quando tomamos exatamente aquele café, com grandes amigos, enquanto o coração dança ao embalo de um bom som.

A vida existe na indiferença. Mas acontece alegremente, no momento de brindar com um copo de whisky.

A vida existe quando amanhece e fechamos as janelas, a alma, o coração, na intenção de conseguir aguentar mais um dia. Mas ela acontece de forma irradiante quando as janelas, alma e o coração são abertos simultaneamente.

A vida existe quando há um desperdício de tudo que é raro no mundo: risadas altas e exageradas, drinks com quem se gosta, amores eternizados à vista do pôr do sol, os desenhos formados nas nuvens, as paisagens, o vento, a brisa, a natureza, a poesia, as histórias em quadrinhos, as rimas baratas, os rock'n'roll’s na sexta-feira à noite, os olhares que transmitem mensagens, as falas que gritam, os pássaros no céu, o brilho do sol, as crianças na rua brincando, os detalhes em cada muro, as cantigas, as conversas na calçada. Mas a vida acontece quando toda essa raridade e simplicidade faz realmente parte, dando a isso o verdadeiro sentido da alegria, porque a alegria, como já foi dito por algum sábio, não está nas coisas, está em nós. Quando isso acontece, quando percebemos essa felicidade, vemos alegria onde quisermos, porque quem e o que a define somos nós e a nossa capacidade de tornar tudo diferente, fazê-la existir.

Mas, se queres que a vida realmente exploda igual confete numa festa, permita que ela aconteça em sua sábia naturalidade, deixando dançar, gritar, rolar ladeira abaixo, fazer seus próprios solos e escolhas, chorar todas as lágrimas, sonhar todos os sonhos e viver cada molécula, aproveitando cada momento, pois afinal de contas, sentido é algo que a vida não está preocupada em ter. Reflita, e que não haja sentido, pois como o sábio Mário Quintana já disse: "Quem faz sentido é soldado."

SiLmara Cavalcante
Enviado por SiLmara Cavalcante em 18/10/2013
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T4530970
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.