97af937753dc26e82a3d543647c6ad5725092013150819.jpg

OUTUBRO ROSA e NOVEMBRO AZUL
 
O câncer de mama e o  de próstata são uma realidade que aflige muitas pessoas e, às vezes por ignorância, por falta de informações que levam-nas a se tornarem vítimas fatais dessa doença, apesar de ser bastante antiga na historicidade da medicina mundial. Atualmente há muitos recursos da ciência e da medicina para tratar e curar, sendo descoberta precocemente. Assim a melhor arma contra esse “vilão” é a prevenção.

“Outubro Rosa” - É o movimento internacional que divulga a importância dos exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, (o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo). De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama responde por 22% dos casos novos de câncer a cada ano no Brasil.
Ressalta a importância de se fazer para descobrir o câncer no início. Depois dos 35 anos, deve-se ter um cuidado maior e fazer um exame clínico anual, principalmente se houver fatores de risco, e mamografia se houver alguma alteração. Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar mamografia a cada dois anos e exame clínico anual.

“Novembro Azul” - Depois do Outubro Rosa será a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. No caso de câncer de mama, é importante à mulher conhecer seu corpo, fazer o auto-exame mas também a realização dos exames ginecológicos de rotina, mamografia e ultrassom de mama são fundamentais. No caso de câncer de próstata, pode-se constatar através de exame sanguíneo, o exame de toque retal, o exame de ultra-sonografia transretal, o exame de PSA (antígeno prostático-específico. A prevenção é fundamental.


Z

Divulguem!
Informações de domínio público
Enviado por Nina Costa em 25/10/2013
Reeditado em 25/10/2013
Código do texto: T4542216
Classificação de conteúdo: seguro