O que se espera de um político que administrará o bem mais precioso e não reciclável?

Vida e oportunidades -boas ou ruins-, são dois elementos essenciais que todos recebem ao vir ao mundo. Todavia, a forma como se administra a vida, sonhos e oportunidades são determinantes da qualidade dos resultados a serem alcançados por cada individuo. Cada individuo dependerá em parte da educação recebida em casa, na escola, na comunidade religiosa e das políticas adotadas pelos políticos em seu país para se desenvolver para o bem ou para o mal. A vida e o mundo estão em constante construção e transformações, umas para o bem outras para o mal.

À semelhança de atletas, todos correm uma carreira cujo pódio poderá ser de glória ou derrota. Seja dando o ponta pé inicial para o sucesso financeiro, cultural e espiritual, ou entrando-se pela porta da morte dos sonhos e vida.

No site a seguir encontra-se o triste relato do pódio no qual o Brasil tem recebido uma medalha horrenda na categoria de consumidor e distribuidor de dragas: lícitas e ilícitas. A pergunta que não pode ser calada: Porque o Brasil nunca destaca o pódio como sendo o polo produtivo e distribuidor de milhares de cientistas? Milhares de Livres docentes? Porque não recebe medalha por políticas de combate às drogas? porque não incinera as drogas apreendidas?

Ouvimos dezenas de noticiários sobre apreensão. Silêncio absoluto sobre a incineração das toneladas de drogas apreendidas. porque não aprece a cena do fogaréu consumindo as toneladas de drogas?

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/brasil-e-o-segundo-maior-consumidor-de-cocaina-e-derivados-diz-estudo.html'

A seguir um médico conceituado escreve sobre o tema, cuja leitura é muito pertinente. Inclusive pelo momento eleitoral pelo qual passo o país.

"Vejam o exemplo do Estado de São Paulo, que conta com 150 penitenciárias e 171 cadeias públicas. Apenas para reduzir a absurda superlotação atual, deveríamos construir mais 93 penitenciárias.

Se levarmos em conta que são efetuadas cerca de 120 prisões por dia, enquanto o número de libertações diárias é de apenas 100, concluímos que é necessário construir dois presídios novos a cada três meses.

Nos padrões atuais, a construção de uma cadeia para 768 presos consome R$ 37 milhões, o que dá perto de R$ 48 mil por vaga, mais da metade do custo de uma casa popular com dois quartos, sala e cozinha, com a qual é possível retirar uma família da favela. O que vai na construção é dinheiro de pinga, perto dos custos para mantê-la funcionando 365 dias por ano.

O projeto que suas excelências votarão pode estar repleto de boas intenções, mas, como dizia minha avó, o inferno anda cheio delas'". Confira na íntegra:

http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/combate-as-drogas/

Lendo e relendo estes dois textos o que os brasileiros esperam nesta área dos políticos que começaram a divulgar seus milhares de números e nomes na TV, nas Ruas nos carros de sons, na Internet?

Não há mais espaço para palavras e promessas vagas, demagogas: Vamos melhorar o país. Em quê?

Venham filiar-se ao partido X, Y, Z, pois, o país necessita de presença feminina no quadro de políticos.

Pergunta-se:

O fato de alguém ser mulher e possuir uma genitália feminina, lhe capacitará a legislar melhor?

O fato de ser mulher, torna alguém uma cientista política, ou ela necessitará frequentar uma faculdade para adquirir título e experiência na área na qual pretende atuar se eleita for?

É insuportável a repetição de chavões fora da realidade na tentativa de reeleger-se ou de permanecer no poder, sem estar apto para tal.

Acredito que a carreira política deveria ser conseguida mediante esforço maior que votos conseguido como ocorreu até o presente momento. Deveria ser através de concurso público, sairia mais barato que as campanhas eleitorais nos moldes corruptos que tem ocorrido há décadas seguidas. Uma carreira se daria:

-Concurso para vereador, com 4 anos de validade, sem direito a reeleição.

-Concurso para prefeito sem direito à reeleição.

-Concurso para deputado estadual, sem direito à reeleição.

-Concurso para deputado federal validade 4 anos sem direito à reeleição.

-Concurso para senadores sem direito à reeleição.

-Como fim da carreira, o candidato poderia prestar um concurso para presidência com provação de títulos e ficha limpa para um exercício de 4 anos sem reeleição. Uma carreira de 24 anos e só então poderiam aposentar-se, nada mais justo.

Um professor, um advogado, um médico, passa pelo sufoco dos concursos e provação de titulação provando sua capacitação para os cargos. porque os candidatos que ganham mais podem continuar entrando pelas portas das campanhas eleitorais caríssimas? E por inúmeras vezes corruptas.

Não há igualdade nas oportunidades dadas aos brasileiros quando um entra para um cargos sem titulação ganhando trintas, quarenta, noventa mil reais enquanto um médico ganha cinco mil, depois de passar por um concurso rigoroso, provar titulação e aguardar a lista de espera para ser contratado.

Porque será que necessitamos do programa mais médicos? Seria por falta de profissionais? Por permitir-se tantas clínicas para lipoaspiração, colocação de seios postiços e pagar-se tão mal um médico do SUS.

Repensemos até Outubro de 2016.

nana caperuccita
Enviado por nana caperuccita em 31/10/2013
Reeditado em 29/08/2016
Código do texto: T4550254
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.