CONVITE À VIDA

Às vezes nos perguntamos sobre o verdadeiro sentido da vida. Mais um ano, mais uma etapa, mais um Natal, mais um reveillon, etc. Tudo de novo! Depende da forma que interpretamos o ano que está chegando ao fim. Considero infinitamente impossível afirmar que todos os anos são apenas “mais um”. São infinitamente diferentes. Cada ano serve de degrau para nossos sonhos, metas, projetos, aprendizados, enfim, são caminhos que passamos sem saber o que realmente vamos encontrar adiante. Por mais que se conheça o caminho não estamos livres de obstáculos que eventualmente possam surgir.

Quando passamos de um ano para o outro sem refletir sobre o que vivemos, teremos apenas a visão “turva” e pessimista em afirmar que “vai começar tudo de novo”. Então vem a descrença, o pessimismo que nos impede de acreditar que o ano que se aproxima pode ser muito melhor do que este que está terminando. Vale a pena não bater as portas do ano que finda, como se ele não tivesse importância alguma em nossa existência. Tem a importância de uma ponte, uma estrada, uma montanha... pode ser um divisor de águas para uma temporada de paz, se estivermos em guerra com os outros ou conosco mesmo; uma temporada de sucesso se estivermos buscando insistentemente um lugar ao Sol; uma temporada de alegria, se a tristeza estiver nos impedindo se sorrir, uma temporada de realizações, se estivermos enfrentando algumas dificuldades.

Em uma roseira florida também há espinhos. Mas mesmo assim ela desabrocha. É preciso aprender com cada dor que vivemos e acreditar que se não tivemos muito o que comemorar neste ano, um único motivo nos deixa pleno de alegria; estar vivo. As outras conquistas não existem sem este presente de Deus!