CRIE UM TEMPO PARA SI

CRIE UM TEMPO PARA SI

Antônio Ermírio de Moraes é um empresário, engenheiro e industrial brasileiro. É presidente e membro do conselho de administração do Grupo Votorantim.

Ele tem a “SÍDROME DO LAZER”.

_____________________________________________________

Síndrome do lazer

Viciados em trabalho sofrem de sentimento de culpa e ansiedade, que impedem relaxar nas horas vagas.

Sintomas

Antônio Ermírio lida com a síndrome lotando sua agenda de compromissos. Os pesquisadores notaram que muitos workaholics - obcecados por trabalho- apresentam determinados sintomas quando se aproximam as férias, os feriados prolongados ou apenas os finais de semana.

Segundo Carlos Bramante, do Departamento de Estudos do Lazer da Unicamp, algumas pessoas, especialmente empresários e executivos, passam a ter dores musculares, enjoo, enxaqueca, gripes. "Eles sentem a combinação de tédio e ansiedade", diz Bramante. O lazer é acompanhado de um sentimento de culpa.

São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2001

_____________________________________________________

Steve Jobs (1955-2011) fundador da APPLE era visionário e costumava dizer: “Acredito que um dos recursos mais preciosos que temos hoje em dia é o tempo livre”.

Pena que a maioria de nós não pensa assim – ou, se pensa, não pratica.

E quando se tem tempo perdem-se o tempo pensando no trabalho.

Antônio Ermírio, com toda essa saga de trabalho, sem descanso trabalhando em seu escritório até no feriado da Proclamação da República, teve uma somatória de enfermidades, sendo uma delas: Alzheimer, tirando o empresário do comando do Grupo Votorantim.

Porque estou citando, Antônio Ermínio como referência?

Simples: Vivemos correndo contra o tempo, ocupando cada fração de segundos com uma atividade diferente. Desse modo, não permitimos em dar um espaço para nós, para distrairmos com conversas com amigos, lazeres, ler coisas diferentes, assistir a um bom filme, ir ao cinema... Enfim, preocupados demasiadamente em obter sucesso, trabalhamos nas horas vagas que temos para relaxar a mente, quando não emendando com estudo e casa. A sobrecarga é tanta e na maioria das vezes, são criadas por nós. Essa é a realidade. Chegamos a acreditar que ter um tempo livre e desfrutarmos dele é pura futilidade e perca de tempo. Que bobagem!

Precisamos entender que ficar mais relaxado e esquecer por um, dois dias ou mesmo por instantes o trabalho, o cotidiano é divino e transformador! Dar uma pausa para a nossa mente traz bons fluídos e nos revigora por dentro, dando mais energia física, psicológica, nos dá mais reflexão mediante as coisas que temos que elaborar. Mente cansada faz o corpo padecer também, cedo ou tarde vêm os resultados que não são muito agradáveis. O nível de criatividade com certeza vai ser muito maior, se nos dermos um verdadeiro tempo. Então, desacelere. E, ao invés de ser uma pessoa multitarefas, como muitos se autointitulam, seja monotarefa e faça uma coisa de cada vez.

____________________________________________________________

BY – SUZANA VIDIGAL FEIXES.

Suzana Vidigal Feixes
Enviado por Suzana Vidigal Feixes em 26/12/2013
Reeditado em 14/03/2018
Código do texto: T4625548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.