A RESPOSTA QUE AGRADA O CORAÇÃO

A RESPOSTA QUE AGRADA O CORAÇÃO

A sinceridade deve ser a base de qualquer relacionamento.

De : João Batista de Paula – Escritor e Jornalista.

Colaborador do Planeta Letras.

A sinceridade deve ser a base de qualquer relacionamento; mas, é preciso ter bom senso. Não é preciso sair falando a verdade por aí, não. Falar pelos cotovelos. É preciso ter sabedoria para saber o que falar para agradar o coração e saber ter razão para obter excelente solução.

A resposta que agrada o coração deve estar em primeiro lugar em nossa razão; para não nos tornarmos inconvenientes, pessoas não benquistas e nem bem vistas. Temos que evitar comentários do tipo: “ Aquela pessoa só fala coisa ruim, só fala de problemas e de situações difíceis, só sabe lamuriar”.

É neste sentido que digo que a sinceridade deve ser a base de nosso relacionamento com as outras pessoas; mas, temos que observar o bom senso.

Veja qual a resposta que agrada o coração.

Como está você? Você está bem? Como está sua vida? Como está seu dia-a-dia?

Temos que ter duas respostas para estas especulações. Veja qual resposta dizer e afirmar; qual vai agradar ao seu coração e dos seus irmãos.

A primeira resposta:

- Estou bem. Graças a Deus tudo bem, tudo está de acordo com a normalidade. Estou feliz. Eu e meus familiares estamos todos bem, com saúde, paz e tranqüilidade. Todo mundo seguindo o rumo certo da vida. Hoje está melhor do que ontem; e melhor do que amanhã sobre todos os aspectos.

Como está você? Você está bem? Como está sua vida? Como está seu dia-a-dia?

Tenha em mãos a resposta que agrada o coração.

Mais importante são os seus atos meritórios.

A segunda resposta:

- Estou com uns probleminhas, mas vou levando. Estou com a cama quebrada, com a geladeira com defeito, o fogão vazando gás, o carro precisando de uma revisão. Estou com as contas de telefone atrasada, cartão de crédito vencido. Estou precisando fazer umas compras; mas, não posso fazer agora. Estou precisando trocar os móveis da casa, arrumar o telhado. Estou com o guarda-roupa danificado e precisando trocar o guarda roupa e as roupas. O negócio está feio e preto.

- Estou em dificuldades financeiras, sem condições de sustentar um passarinho. Pior é que estou com dor aqui, ali e acolá. Tem sido uma vida infernal. E, ainda, existem pessoas chatas me incomodando.

Perceba que o ideal é a gente procurar viver bem ! As satisfações e prestações de contas só a Deus. Ao falar que você está bem, pra cima, no topo, bem de vida, os que se dizem seus amigos vão gostar; e podem até sentir um pouco de inveja da sua boa vida. As pequenas coisas devem ser valorizadas; assim os nossos queridos amigos vão valorizar também por causa da sua dedicação e valorização.

O ideal é a gente procurar viver com a verdade, sinceridade, aplicando o bom senso na arte de viver. Os que se dizem nossos amigos ao saber de suas dificuldades, não vão solucionar para você, não vão administrar seus problemas, não vão lhe presentear com os bens que você ora necessita; e não vão, imediatamente, suprir suas necessidades.

Então, para que falar de dificuldades para eles?

O que pode acontecer: é eles concordarem com sua dor e sofrimento. E afirmarem: “ Dificuldades todo mundo passa. É isso mesmo!”. Eles viram às costas e, no primeiro momento, quando encontrar você de novo, são capazes de trocar de calçadas.

A resposta que agrada o coração é:

- Aquela que desperta nosso amor altuísta, quando sentimos o prazer – como se fosse um “hobby” – em procurar alegrar, ajudar, colaborar, desejar felicidade e dar tranqüilidade e esperança ao próximo.

Neste sentido, faz bem refletir e perceber se a resposta as indagações vai causar efeito positivo no coração dos que se dizem seus amigos.

Então, mantenha -firme seu ponto de vista, mantenha seu equilíbrio emocional, permaneça dentro da ordem, no respeito e na sua individualidade de solucionar os problemas que afligem sua estabilidade.

Na verdade, vale lembrar que ter espírito paradisíaco significa não ter nenhum sofrimento, onde a boa ação parte do amor, da compaixão e da justiça. Cabe a cada um de nós, encontrar a forma de minorar o sofrimento humano.

E os outros? Os outros são os outros. Poucos ficam felizes com sua história de vida: para melhor ou pra pior. Por que gera muita admiração e também muita inveja.

A resposta que agrada ao coração é ação de sermos mais bondosos e corteses, gratos e amáveis, aplicando a sinceridade e a verdade nos momentos e nas horas certas.

Felicidades para você.

Você é capaz.

Cuidado com os falsos elogios.

Tenha em mãos a resposta que agrada o coração.

Mais importante são os seus atos meritórios.

João de Paula
Enviado por João de Paula em 29/01/2014
Código do texto: T4669420
Classificação de conteúdo: seguro