Liderança

Quando eu vejo uma pessoa qualquer exercendo um cargo de liderança, em qualquer área que seja, na empresa, na igreja, na escola, etc... e percebo que a mesma tem “vocação pra tudo”, menos para estar no lugar em que está, eu me pergunto: por que será que essa pessoa está alí? Com que propósito? Que resultados deseja obter? E coisas afins... Eu sempre acreditei que todos nós nascemos com um ou até mais dons, geridos por Deus a fim de dar sentido ao universo, e que estudar, é só uma forma de adquirir as técnicas necessárias para exercer esses dons e que, escola nenhuma é capaz de transformar uma pessoa que não tem determinados dons, em pessoas com excelência para alcançar os objetivos que dela se espera, é como tirar leite de pedra. Seria absolutamente maravilhoso e suficiente, se todos nós fizéssemos somente aquilo para que viemos a esse mundo, mas não!!! Está “assim” de gente por aí, metendo o bedelho onde não foi “chamado” e aqui, para ficar bem claro, “chamado por Deus”... criando grande confusão, estresse e aborrecimento, tentando fazer da vida dos outros um inferno e tantas vezes conseguindo.

Aquele que exerce liderança precisa conhecer bem a causa e a capacidade de seus liderados; quem nasceu para liderar sabe bem do que estou falando. Infelizmente o que vemos por aí é uma porção de líderes com egos exaltados, tentando se impor aos berros ou de forma irônica e arrogante.

Tive um professor que sempre dizia, “seja simpático com todo mundo e você ganhará o mundo... trate bem a sua família, o seu fornecedor, o seu cliente, o porteiro do seu prédio, a faxineira do hotel, o garçom, etc..., quem trata mal os outros é tolo!!!”. Sempre me lembro desse professor, ele dizia coisas muito sábias.

Mas enfim, ser líder é isso, saber colocar as coisas no eixo com habilidade, bom senso e paciência.

O mundo já apresentou grandes líderes e que os grandes líderes não deixem de se apresentar a nós.

Marina Vertuani em 08/02/2014

Marina Vertuani
Enviado por Marina Vertuani em 09/02/2014
Reeditado em 09/02/2014
Código do texto: T4683698
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.