ENSAIO TEOLÓGICO:

ULTIMAMENTE TENHO ME IMPRESSIONADO COM A RAPIDEZ DO TUDO: CORRE O TEMPO, CORRE A VIDA, CORREM OS FATOS, CORREM AS INTENÇÕES, CORREM AS MÁS INTENÇÕES, CORREM AS AÇÕES, CORREM AS REAÇÕES, CORREM AS TRAIÇÕES, CORRE O BEM, CORRE O MAL.

E QUANTOS RESULTADOS IMPREVISÍVEIS MAS DEDUZÍVEIS!

PARECE QUE A VIDA TEM PRESSA, MUITA PRESSA DE TUDO, INCLUSIVE DE DESVENDAR E COBRAR DO TODO PELO TODO.

PRESSA DE MANDAR AS FATURAS!

É COMO SE NOS HOUVESSE TEMPO RESTRITO PARA QUE TUDO SE ACOMODE NO SEU DEVIDO LUGAR.

SE A COBRANÇA TÃO EXÍMIA NOS INSTIGA A VIGILÂNCIA DA NOSSAS ATITUDES, DECERTO QUE TAMBÉM NOS ALIVIA QUANTO AOS MÉRITOS DAS NOSSAS AÇÕES QUANDO EMBASADAS NAS NOSSAS CONVICÇÕES DE VERDADE, DE LISURA, NAS AMPARADAS PELAS VIRTUDES DOS VALORES PESSOAIS ADQUIRIDOS NA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA QUE SÓ O TEMPO NOS CONCEDE.

COMO É DIFÍCIL ENFRENTAR TANTAS INVERSÕES DOS VALORES...PÉTREOS...

QUE TRANQUILIDADE SANTA A DE QUE A LEI DE TODOS OS RETORNOS DAS PLANTAÇÕES É REALMENTE INFALÍVEL.

NÃO VEJO A LEI DA SEMEADURA COMO CASTIGO, LONGE DISSO.

EU A VEJO COMO GRANDE APRENDIZADO PARA TODOS NÓS.

SE O BEM NOS ACALMA E NOS REDIME, O MAL NOS ALERTA E TAMBÉM NOS ENSINA.

ATÉ O MAL TEM O SEU LADO BOM, SEMPRE APRESSADO A NOS ACRESCENTAR OLHOS...

E SE COLHEMOS NOSSAS EXATAS E JUSTAS PLANTAÇÕES DECERTO QUE DEVEMOS CONSTANTEMENTE VIGIAR AS ESCOLHAS DO NOSSO LIVRE ARBÍTRIO, CADA CAMINHO, MINUTO A MINUTO, ESCOLHER COM CUIDADO ATÉ O AR QUE RESPIRAMOS. PARA NÃO AUMENTARMOS NOSSOS FARDOS COM EXPURGOS...

DECERTO QUE NÃO HÁ MAIOR PRAZER EXISTENCIAL DO QUE A CONSCIÊNCIA EM ÊXTASE PELA CORAGEM DO DEVER CUMPRIDO, DOS ENFRENTAMENTOS SINCEROS PELO TUDO QUE ACREDITAMOS SER O MELHOR A DESPEITO DAS ESTRADAS TORTUOSAMENTE MAL SINALIZADAS, AINDA QUE TAL NOS CUSTE CEGAS PEDRAS TEMPORÁRIAS PELOS CAMINHOS.

QUEM NUNCA FOI TELHADO NESSA VIDA? SACUDA-SE E RETIRE A SUA PRIMEIRA PEDRA PARA CAMINHAR MAIS LEVE!

O RESTOLHO DOS ESTILHAÇOS ?

ARA, QUAISQUER DOS NOSSOS RESCALDOS PERTENCEM ÀS MÃOS DE DEUS.

É ELE NO SEU TEMPO EXATO E ATEMPORAL O DONO DE TODAS AS COISAS E DE TODOS OS CAMINHOS...DE ALFA AO ÔMEGA.

INCLUSIVE DAS FATURAS DE TODOS OS BURACOS DAS ESTRADAS.

A NÓS APENAS CABE SEGUIRMOS NO TEMPO CAMPAL SEPARANDO O JOIO DO TRIGO. MERA QUESTÃO DE ESCOLHA DO ARBÍTRIO.

MUITO JOIO...POUCO TRIGO.

DEVE SER O PRENÚNCIO INEGÁVEL DO SINAL E DA PRESSA DOS TEMPOS...