Eu quero estudar

Tenho 10 anos e quero estudar. Mas sabe o que? Quero aprender a não ter que conseguir um emprego às custas de meu amigo ficar sem o pão. Não, eu não quero aprender a concorrer com ele, eu quero correr com ele, para que um dê força ao outro, fazendo o trabalho que precisa ser feito para o progresso geral. Quero aprender a compreender quando meu próximo faz algo errado, entender suas razões e buscarmos juntos resoluções para o problema porque somos semelhantes. Quero aprender a buscar desfechos para não mais ver a mãe que chora porque o filho morre de fome. Quero aprender a fazer o trabalho que irá ensinar crianças a educarem seus pensamentos, mantendo a mente limpa e ética, uma mente que pensa no bem comum, e não somente em si. Quero aprender o que é preciso para que em todas as repartições públicas as pessoas trabalhem porque é preciso e não somente porque recebem mais ou menos dinheiro. Quero aprender como fazer o médico atender o paciente porque ele estudou para aplacar a dor e não para aumentar sua conta bancária. Quero aprender como impedir que o adolescente roube e se protitua buscando aplacar o tédio e a raiva que lhe fizeram sentir e não lhe deram a oportunidade de ser diferente. Quero aprender como o homem e a mulher devem sentir e pensar para se respeitarem e respeitarem seus filhos. Quero aprender a ser um elo e não a quebra da corrente. Quero aprender a não me conformar com o injusto, com a violência, com a imoralidade. Quero aprender a ter esperança e acreditar que podemos ser melhores do que somos e fazemos. Sim, é isto o que quero, quero estudar o viver de uma vida melhor para mim e para você.