NÃO JULGUE

Eu, por muitas vezes, já julguei pessoas sem conhecê-las; elas passavam por mim e eu as criticava; falava de suas roupas, de seu modo de se comportar, de suas atitudes...

Certo dia, uma dessas pessoas veio até meu lado e se sentou. Eu ainda a olhava julgando-a no pensamento, mas bastou uma primeira palavra e uma conversa agradante se iniciou entre nós. Nossa! Conversamos ali por várias horas e nem me dei conta de que o tempo passava. Por incrível que parecesse, tínhamos muitas coisas em comum; eu não podia imaginar que aquela pessoa era tão divertida, tão legal... tão diferente de como eu a enxergava.

Então, nos tornamos melhores amigos e dividíamos sempre conversas e aventuras; andávamos sempre juntos de cima a baixo; uma amizade indestrutível. Um dia, essa pessoa descobriu que estava com uma doença terrível e isso foi um golpe para mim. Estando sobre a cama de hospital durante muito tempo, só ia piorando suas condições e já parecia inevitável...

Certo dia me disseram que esta pessoa estava passando mal e corri para vê-la. Quando cheguei ao hospital, lá estavam parentes e familiares da pessoa e aguardavam o médico. Ele se aproximou e nos disse que apenas um de nós poderia entrar no quarto para vê-la. Porém, a pessoa já sabia que ali estávamos e tendo ela me escolhido para entrar o médico assim me chamou.

Quando a vi, tão abatida e desnutrida, sentei-me ao seu lado, e vi que se esforçava com engasgos, como se tentasse me dizer alguma coisa. Então, tocou com uma das mãos meu rosto e como últimas palavras me disse:

-Sabe por que te chamei aqui?

E eu respondi:

-Não.

A pessoa me olhou nos olhos e sorrindo para mim, falou:

-Porque durante toda a vida... você foi a única pessoa que nunca me julgou apenas com sua imaginação.

Neste momento ela morreu... e eu... me sentia um nada.

"Não julgue alguém só porque veste a mesma roupa, pode ser que ela não tenha outras a mais; não julgue uma pessoa muito magra, pode ser que ela esteja doente ou sofra de uma doença; não julgue alguém por ser gordo, pode ser que esteja lutando contra a obesidade; não julgue alguém por ter gritado, pode ser que não tenha sido um de seus melhores dias; não julgue alguém por não ter te ligado, pode ser que queria muito mas não conseguiu; não julgue nem mesmo quem te julga... pode ser que este alguém não te conheça."

Lyta Santos
Enviado por Lyta Santos em 20/07/2014
Código do texto: T4889429
Classificação de conteúdo: seguro