NÃO HÁ NADA MAIS PERIGOSO DO QUE A LEITURA

Uma mensagem para você escritor que às vezes se decepciona com o quão seus textos são pouco lidos ou acessados.

O mundo é feito de equívocos. Tem os que provocam os equívocos e tem os equivocados. Um desses equívocos reza que o brasileiro não gosta de ler. "Não é um equívoco", você pode dizer. A questão é: Quando algo se estabelece naturalmente, quando é levado a se estabelecer e quando mesmo não sendo a verdade o estabelecimento somos levados a pensar que é?

Outro equívoco: Há pessoas que gostam de ler. E aí elas são colocadas em um pacote, situado em um lugar específico e aqueles que gostam de serem lidos só precisam saber o local onde esse pacote se situa e publicar nele seus textos.

Bem, o que ocorre em se proceder assim é que há regras para que essa verdade corresponda a expectativa. Primeiro porque aqueles que dizem gostar de ler não gostam de ler mais do que dez ou um pouco mais de linhas de texto. Um livro, que geralmente possui o mínimo de cem páginas com bem mais do que dez linhas cada, perde completamente o interesse de qualquer leitor por causa dessa premissa, que é verdadeira, mas que certamente haverá combate por parte de pessoas que não querem ser desmistificadas. No entanto, um livro vende, se torna best seller, a gente ouve falar demais sobre isso. Eis que há aí mais um equívoco. Os livros que viram best sellers ou que alcançam boa venda são bem sucedidos graças à publicidade. O escritor que tem dinheiro para contratar a mídia para promover e fazer o livro dele sair das prateleiras consegue êxito. Literatura no Brasil é produto de publicidade.

Mas, mesmo assim, além de notícias falsas sobre grandes vendagens de livros, muitos dos que compram essas publicações, que se autorrotulam ou não leitores, sequer chegam a ler mais do que as dez primeiras linhas de texto das dez primeiras páginas da publicação. Eles ficam à cata de notas de críticos literários em jornais e revistas e de programas de entrevistas com autores na televisão para obterem resumos e não terem que ter o trabalho e o "desperdício" de tempo gasto com leitura. Ou seja: Compram inconscientemente um produto, por causa da força subliminar da mensagem publicitária, que acabam não consumindo.

Tem aqueles que gostam de escrever. Os que gostam de escrever, antes de qualquer coisa se posicionam como leitores. Fazem a propaganda de leitores. Mas é disfarce. O que eles querem mesmo é serem lidos. Também podem ser incluídos entre os leitores de dez linhas.

Portanto, caro leitor, se você tiver chegado até aqui, na trigésima oitava linha de texto desta redação, não se sinta pouco cooperativo ou vítima do complô contra a literatura, pois você acabou de fazer diferente. Pode ser que tenha havido uso de técnica subliminar para fazê-lo dar atenção a este texto, mas, no caso, considere que há quem trabalha bastante para fazer a engenharia reversa e tirar do transe as pessoas que são levadas a pensar que não gostam de ler e que não são diferentes de ninguém por causa disso.

E você que escreve e que provavelmente veio até este parágrafo, perceba que há esperança para nós. Basta a gente usar um pouquinho de criatividade e as mesmas armas que usam aqueles que desejam ferrenhamente afastar as pessoas da leitura.

E, por favor, perdoe a eles. Eles se sentem ameaçados pelo o que pode estar escrito em uma página. O texto, quando bem escrito, é capaz de denunciar, alertar, informar com mais eloquência do que qualquer outro meio de comunicação e as pessoas que encontram tempo para deglutir a leitura certamente param para refletir sobre o que é informado. Ler evita ou prorroga doenças degenerativas do cérebro como o Alzheimer e é fato de melhoria da memória e da sanidade mental. O prazer encontrado na leitura mexe com os hormônios do corpo, principalmente na produção de endorfina e de serotonina, o que incorre em funcionamento otimizado do sistema imunológico do corpo, que por sua vez deixa o indivíduo mais saudável e livre de doenças e de idas a consultórios médicos. Ler também trabalha para a redução do caos e busca pela harmonia e pela decência. A verdadeira democracia precisa de leitores para ser instaurada e contemplada. Leitura é algo bastante perigoso.

E conhecereis a leitura e a leitura o libertará.