TODA TRANSFORMAÇÃO PRECISA DE LUZ E DE AMOR

A necessidade de uma metamorfose mental, sentimental e comportamental em nós é visível, já que só não precisa mudar o que chegou ao seu ponto máximo de sublimação, e nós estamos bem longe desse ponto, uma vez que caímos em desequilíbrio comumente.

Ficar com raiva, ódio, mágoa, trabalhar apressadamente, ficar na bebedeira, perder noite de sono, não nos faz sentir bem, pois o corpo responde a isso em forma de mazelas e perturbações. Rins, fígado, coração, pressão arterial têm seus funcionamentos alterados quando adentramos por essas portas. Identificar qual é o nosso problema e sua causa, e trabalharmos em cima disso é o que nos auxiliará na solução. Daí, concluímos que podemos sentir raiva, mágoa, mas não devemos permanecer com esses sentimentos. É desta forma que começamos nosso autocontrole para que, futuramente, sentimentos inferiores não serão mais captados e alimentados por nós.

Muitas pessoas pensam que devemos cruzar os braços e deixar que Deus faça tudo em nosso lugar. Não funciona assim. Deus não faz tudo para nós. Ele faz de tudo por nós. Isso quer dizer que teremos que nos empenhar para alcançar nossos propósitos. Sem esse esforço, não avançamos.

Quando estamos com algum problema financeiro, emocional, alguma doença, desempregados, tristes, achando que o mundo está do avesso, são nestes momentos que devemos reagir e não nos sucumbirmos. Se ficarmos achando que somos infelizes, coitadinhos, que Deus nos abandonou, estaremos nos depreciando e duvidando do amor e da bondade divinas. Procurar uma saída e ajuda, e começar a agir é o que resolverá os dilemas. Deus não nos abandona, somos nós que nos afastamos dele, deixando que o pessimismo e nossas fraquezas nos dominem.

Fomos designados para aportarmos na Terra e estabelecermos contato com pessoas e situações com as quais temos que nos reajustar. Para entendermos esse processo é preciso inspecionar os recantos de nossas almas. A princípio ficamos tensos, sentimo-nos amordaçados, no entanto, aos poucos, vamos entendendo que tudo caminha conforme nossa necessidade de progresso.

Quando nos deixamos ludibriar por facilidades terrenas, como a lei do menor esforço, acabamos dando nós em nossas vidas. Os atalhos que nos são ofertados podem causas estragos variados. Quando algo está muito fácil é sinal de que alguma coisa está errada.

Vamos relatar aqui duas estórias.

Durante vários dias choveu muito em uma cidade a ponto dela ficar submersa. As autoridades vizinhas enviaram socorro para auxiliar os moradores. Todos se salvaram, mas um homem que dizia ter muita fé em Deus, e que este iria vir socorrê-lo, pessoalmente, se recusava a aceitar a assistência.

Veio um barco para resgatá-lo e ele não quis subir. Um helicóptero surgiu em seguida, mas ele, mais uma vez recusou, dizendo que tinha muita fé e aguardava o socorro pessoal de Deus. Uma canoa se aproximou para socorrê-lo, entretanto ele não quis subir. Acabou morrendo afogado. Chegou irritado na presença de Deus, dizendo que era fervoroso e não acreditava que o Senhor o abandonara. Brigou, cobrou, até que Deus lhe disse calmamente:

__Meu filho, eu lhe enviei um barco, você o recusou. Mandei um helicóptero, você não o quis. Providenciei uma canoa você não aceitou. Como eu não lhe enviei ajuda...

Deus tem nos ajudado sempre. Dizemos, às vezes, que ele não ouviu nossas perguntas, mas somos nós que não entendemos e não aceitamos suas respostas. Não fomos colocados no mundo e jogados ao léu. Ele está junto de nós, sempre, nos inspirando, nos motivando. Enviou-nos a medicina, a chuva para irrigar os alimentos, a água para bebermos, e nos dá tudo que necessitamos para nossa manutenção e purificação.

Quando Allan Kardec perguntou aos espíritos o que é Deus, eles responderam que “Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas”. (Livro dos Espíritos, perg. 01).

Depois, Kardec pergunta como é que podemos ter a certeza de que Deus existe, e eles respondem: “Numa suposição evidente e verdadeira que vocês têm de que todo efeito tem uma causa”.

Para uma pedra se mover é necessário que uma força faça isso. Para um som se produzir é mister o encontro ou o contato de dois objetos.

Quando vemos a chuva, a natureza, o homem, os animais, a vida, vamos entender que Deus é perfeito, possuindo todos os atributos em seu grau maior.

Ao pegarmos um lençol, vamos percebendo que ele é formado por

fios entrelaçados. Estes, por sua vez, por fios menores e fibras e, assim ao se decompor essa textura, chegaremos ao ponto de não virmos nada a olho nu, mas com a ajuda de um microscópio podemos ver o que nossos olhos sozinhos não veem. Mas mesmo assim, chegará a um determinado ponto que não vamos enxergar mais nada. E, assim, iremos pesquisar, pesquisar, até encontrarmos a menor partícula, a causa primária, primeira ou primitiva que deu origem a esse processo. E quem criou essa partícula? Deus.

São os espíritos emissários e missionários que manuseiam essas partículas primitivas, às quais denominam de Fluido Cósmico Universal, e as transformam em elementos variados, de acordo com o propósito divino. Estas partículas se agrupam pela lei de atração e de afinidade. Nós, em nossa fase inicial de princípio inteligente, mergulhamos por entre essas partículas, fecundando-as, e criamos as formas materiais que são vistas no mundo material, nos reinos mineral, vegetal e animal. Após passar pela miscigenação, o Fluido Cósmico Universal sofre inúmeras mutações, formando outros elementos, para chegarem à condição de prótons, nêutrons, elétrons e átomos, condensando e revelando as formas conhecidas nos reinos mineral, vegetal e animal. O Fluido Cósmico Universal é o hálito divino e possibilita a integração entre os elementos universais. Ele está presente em todo o Universo, é por isso que eles falam que Deus é onipresente, ou seja, está em tudo, presente em toda parte.

Tomemos como exemplo a fórmula H2O (fórmula da água, sendo duas moléculas de Hidrogênio e uma de Oxigênio). Se duplicarmos a camada de Oxigênio ela se tornará corrosiva. Daí, então, concluímos que:

Água__ criação de Deus;

Líquido corrosivo__ manipulação do Homem.

Por isso, que os espíritos responderam que (Deus) é a Inteligência Suprema, causa primeira de todas as coisas, ou seja, sem Deus não há mundo espiritual e nem material , pois tudo advém dele; nele está a origem da vida.

Deus seria imperfeito se não nos auxiliasse, e duvidar de sua existência, seria supor que o nada criou as estrelas, o sol, os planetas, as galáxias, e o nada, sendo nada, é incapaz de criar algo. E o nada não existe, pois todos os lugares, planetas, estrelas, satélites, espaços estão preenchidos com alguma forma de vida que não temos a capacidade de enxergar, por enquanto. E tudo isso está sob a disposição das leis do Criador.

Para entendermos as Leis Divinas é indispensável nos libertarmos de certas correntes que nos amordaçam: A corrente da má vontade, da preguiça, da timidez, da falta de fé, da agressividade, da teimosia, do orgulho e do egoísmo, sentimentos esses que nos aprisionam. Acreditar que podemos quebrar essas correntes e buscar forças em Deus e dentro de nós, através da oração e do trabalho para tal fim, é mover-nos para fora de uma camada espessa. Se operarmos, romperemos todas as barreiras. E muitas vezes algumas vozes podem nos dizer que não vamos conseguir, mas podemos, sim.

Rompendo nossos casulos e tendo aquela fé do tamanho de um grão de mostarda à qual o Mestre Jesus se referiu, diremos a essas montanhas que surgem em nossos caminhos, “arreda-te” e elas se arredarão. O Cristo quis nos passar que quando decidimos escalar as montanhas, ou seja, aquelas dores, aflições, dificuldades que parecem ser intransponíveis, que parecem uma montanha, e começamos a agir com pensamento e sentimentos pautados no bem, com a certeza que estamos sendo amparados, tendo autoconfiança, é como se elas arredassem. O caminho se torna mais suave e chegaremos ao topo. Mesmo estando cercados por todos os lados de problemas, iremos nos recompor e teremos energia para a realização de um esforço colossal.

A segunda estória é de um rapaz chamado João.

João era conhecido por ter muita preguiça, até mesmo para comer. Um dia, seus irmãos foram ao seu quarto de manhã e acharam que ele estava morto. A mãe de João e toda família estavam chorando. Então sua mãe, se debulhando em lágrimas, lamentava a morte de seu filho, e ao ver um cacho de bananas maduro na dispensa, se lembrou e comentou de que João adorava banana. Ela tinha até levado algumas para ele no quarto, pensando que estava vivo.

Pelo espanto de todos, João ouve o assunto, se mexe e diz:

__A banana está com casca ou sem casca?

A mãe responde:

__ Ora, meu filho, com casca.

__ Ah! Então eu não quero, não!

E nesse momento João morre, por pura preguiça de descascar uma banana...

Deixemos a incredulidade e a preguiça de lado.

E se você duvida da existência de Deus ou conheça alguém que duvide, conte a ele que:

Toda transformação precisa de luz e de amor

“Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:

__Deus fez tudo que existe?

Prontamente, um estudante respondeu:

__Sim, fez!

Mas ele insistiu:

__Deus fez tudo mesmo?

__Sim, professor, respondeu o jovem.

O mestre, no entanto replicou:

__Se Deus fez todas as coisas, então fez o mal, pois o mal existe...

Diante de tal resposta, o estudante calou-se. Feliz, o professor vangloriou-se de haver provado uma vez mais que a fé não passava de um mito.

Porém, um colega ergueu a mão e disse:

__Posso lhe fazer uma pergunta, professor? O frio existe?

__Claro que existe! Por acaso você nunca o experimentou? Responde o professor.

O rapaz, decidido, retrucou:

__Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando possui ou transmite energia, mas é o calor, e não o frio, que faz com que tal corpo retenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total de calor, quando todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir. Mas volto a insistir: O frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.

__E a escuridão existe? Pergunta o aluno.

Intrigado, o professor responde:

__Certamente que sim.

E o estudante voltou a discordar:

__Novamente o senhor se engana, tampouco existe a escuridão. Na verdade, ela é a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão, não. Um simples raio de luz acaba com as trevas e ilumina a superfície que toca. Como se faz para saber quão escuro é determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando a luz está ausente.

Finalmente, o jovem estudante inquire:

__Diga, professor, o mal existe?

Ao que ele respondeu:

__Claro que sim. Como expliquei no início da aula, vemos roubos, crimes e violência, diariamente, em todo o mundo! Essas coisas são o mal.

__Discordo do senhor. O mal não existe, professor! Ao menos, não existe por si só. Ele é, simplesmente, a ausência de Deus. É como nos casos anteriores, um termo que o homem inventou para descrever a ausência de alguma coisa. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou o amor, que existem da mesma forma que existem a luz e o calor. O mal é uma consequência de a humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor; escuridão quando não há luz...”

************************

Toda transformação precisa de luz e de amor.

Luz = Verdade

Amor = Emprego dessa verdade, valendo-se da caridade, compaixão, fé, paciência, justiça, humildade, resignação...

Luz e amor: A combinação perfeita de duas vertentes que definem o que é o Ser Supremo, o Centro Natural do Universo a irradiar luz e amor para todos os recônditos, até mesmo nos mundos inacessíveis, onde não conseguimos ir nem pelo mundo da imaginação.

Que brilhe nossa luz, e que o amor seja nossa bandeira de fé.