PEQUENAS E GRANDES AÇÕES

Somos aproximadamente sete bilhões vivendo na Terra, e juntos poderemos fazer coisas especiais. O problema é que sempre estamos esperando alguém começar, e quando alguém começa já pensamos logo, “já que tem gente fazendo algo, então, está tudo bem, não tem nada que eu possa fazer.”

Cremos que para fazermos algo útil, esse algo deve ser grandioso. Pensar que somente grandes feitos é que transformarão nosso planeta, faz com que não façamos nada, esquecendo-nos que os pequenos feitos vão somando-se a outros e formam pontos de luz.

A contemplação adorativa do belo, sem construir o belo, ficando apenas pajeando atos e pessoas às quais admiramos, e não procurarmos agir em benefício de causas humanitárias é não compreendermos o espírito da letra.

Nosso tempo na Terra é breve, por isso aproveite-o bem. Quando falamos em aproveitar, não nos referimos em curtir a vida nas inúmeras baladas, nas orgias, festas desregradas, bebedeiras, pois tais eventos sugam o extrato que mantém nossa vida física. E, em se tratando de matéria, não há juventude eterna, por isso não perca mais tempo.

Ame a natureza, torne seu defensor. Quando algo ou alguém acometer desrespeito com o meio ambiente, contra os direitos humanos, se pronuncie, se manifeste sem a intenção de condenar, mas de despertar esses que dormem.

Pequenos atos somados a outros formam um feixe de luz a envolver corações.

Imagine se cada um de nós plantar uma árvore.

Doar um quilo de alimento.

Economizar um litro de água por dia.

Der um sorriso àquele que passa.

Imagine se cada um adotar uma criança.

Se cada um adotar um animal.

Imagine se cada um fizer uma oração diariamente.

Doar um livro.

Der uma flor ou uma rosa à alguém que sofre ou que está feliz.

Der um bom dia, carregado de paz.

Imagine se cada um der um abraço em alguém.

Imagine o rio de sua cidade sem contaminação.

Pense num país sem pessoas presas.

Imagine um lugar onde as leis funcionem para todos.

Um país sem corrupção, sem fome e sem guerras.

Imagine você poder sair de casa, sem a preocupação de alguém invadir sua residência.

Você poder deixar seu veículo sem trancas e sua casa sem alarmes.

Imagine as crianças brincando na porta de suas casas, sem a preocupação de balas perdidas.

Uma eleição sem gritarias e poluição audiovisual.

Imagine todos tendo um trabalho e um salário justo.

Imagine os pássaros voando, colorindo nosso céu.

Imaginou? Agora, então, levante-te, anda-te e coloque sua imaginação em prática. Deixar para depois pode representar frustração em nossas vidas, porque há muito tempo já estamos fazendo isso. Não esperemos mais.

O que tens feito? Veja o que você pode fazer. Repetimos, não precisa ser nada grandioso. Se não puder fazer tudo, faça tudo aquilo que você puder.

O que nos caracteriza como homens de bem não é a quantidade e nem o tamanho daquilo que fazemos, mas sim como fazemos. Uma única moeda dada por uma senhora foi considerada por Jesus como a maior ajuda, porque foi dada com um bom sentimento e com a intenção de ser útil, e houve a preocupação de servir a Deus, antes de qualquer coisa.

Todos os dias temos a oportunidade de darmos algumas moedas aos transeuntes que nos ladeiam. Eles nos pedem uma moeda em forma de uma palavra de consolo, de um “vá com Deus!”, um olhar fraterno, um pedaço de pão, uma orientação para o bem, uma visita amiga, de ouvidos que os escutem e de mãos que segurem as suas. Deixar para depois pode atrasar não apenas em um dia, mas em séculos nossa chegada ao cume da montanha, de onde poderíamos ouvir as Vozes Sagradas dos Anjos do Céu; mas por termos deixado para amanhã, teremos que aguardar um pouco mais de tempo, até compreendermos que é no agora que construímos o nosso amanhã.