Exortação

Vem, senta-te aqui, descansa um pouco e me ouve. Não me pediste conselho, mas ouso falar-te porque receio omitir-me se não o fizer. Agora tens um deus que fizeste para ti, nas tuas convenções, e acreditas nele. Um deus que tudo permite: agora podes tudo e cada vez mais. Tu te sentes o próprio poder. Com tuas falácias te cercas de amigos e admiradores que te bajulam e inflam teu ego.

Quando tens sede, buscas beber em fontes escusas; então ergues tua cabeça e, arguto, sais como chegaste; mais uma vez ninguém te viu. Crias, às alheias vistas e às tuas próprias, identidade e imagem falsas de conduta irrepreensível! Não te enganes, meu caro, porque vais fazendo em teu semblante sulcos e vincos vilanazes, e já não são poucos os que vêem que te sujas o corpo e te corrompes a alma. Já não és o herói de teus filhos; cobriste de pejo a face de tua mulher; matarias de vergonha teus pais, se eles soubessem que maculas o nome que te deram.

Honra? Muito severo e antiquado este conceito, hoje não se julga mais um homem por esse parâmetro, talvez penses. Ademais, deram-te motivos para enveredares por esses caminhos, justificas para os outros e para tua consciência, e prossegues. E, cego, não te apercebes que te conduzes por vias que te levam mais e mais longe dos teus e de ti próprio. Ainda é tempo. Volta teus olhos ao verdadeiro Deus e te ajoelha diante dEle. Vê que, por tentar excluí-lO de tua vida, te endeusas ou te rastejas diante de ídolos que adotaste.

Prostra-te perante o Altíssimo, reconhece tua culpa e chora toda dor que causaste. Purga-te de tuas vergonhas diante dEle enquanto tens tempo; foste tu que O abandonaste, Ele nunca te deixou e até hoje usou de Sua misericórdia para contigo. Agradece a Ele porque, como Pai bendito, não te impôs penas corretivas e castigos merecidos para tuas culpas e porque tardas a te emendar. Depois vai até os que já não têm esperança em ti, reconcilia-te com eles e não os decepciones mais. Pede ao nosso Deus misericordioso forças para não caíres em tentação como Ele mesmo, na pessoa de Seu Filho amado, ensinou-nos a orar. Então retoma o teu caminho e não peques mais, como o Mestre falou à pecadora; constata que não foste apedrejado porque ninguém te atirou a primeira pedra.

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 19/05/2007
Reeditado em 12/11/2009
Código do texto: T493267
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.