Sailor Moon: chega ao Brasil o início de tudo

Finalmente aporta no Brasil, nas nossas bancas e livrarias, após 24 anos do lançamento original no Japão, o mangá "Codename Sailor V", de Naoko Takeushi.
Para quem não sabe: no Japão, as séries HQ começam saindo em revistas gerais, junto com outras; depois os episódios começam a ser reunidos em volumes próprios. Naoko lançou Sailor V (isto é, Sailor Vênus), inicialmente uma guerreira solitária e mascarada, no começo de 1991 (e a criadora tinha menos de 24 anos). Aino Minako, garota de 13 anos, alegre e esportiva, é visitada pelo gato lunar Artêmis e descobre ser uma guerreira mística com poderes sobrenaturais e destinada a combater o mal em estado puro. Torna-se a Sailor V e seu gesto típico é fazer com os dedos o "V" da vitória que passa a significar também o seu título.
Sailor Moon só apareceu em 1992. Naoko conduziu duas séries, mas a da Vênus é mais curta e Minako entra na outra, incorporando-se à equipe da Princesa da Lua, que incluiu também Sailor Mercúrio, Sailor Marte e Sailor Júpiter. Todas ficaram com Sailor Moon pelo resto da vida (uns mil e tantos anos).
Os três volumes originais de Sailor V e os 18 de Sailor Moon foram reduzidos, na década de 00, a 2 e 12 respectivamente, mais os dois de histórias curtas e avulsas de Sailor Moon. Sem perda de conteúdo, pois são volumes mais grossos.
Agora, depois de lançar os 12 mangás da saga e os dois de histórias curtas, a JBC disponibiliza para o público brasileiro a história da sailor pioneira, ou seja, é aqui que tudo começou!


Rio de Janeiro, 3 de agosto de 2015.