A animação do silêncio

Após um longo período de festas, culminando com o carnaval, adentramos o terceiro mês do ano bem animados. Com a passagem barulhenta e feliz da convivência fraterna daquele período, dos bons momentos vividos na companhia dos familiares e amigos, com certeza, nos encheu de alegrias.
E viver é mesmo essa relação, essa coisa do calor humano, da amizade.

No entanto, chegamos a março e caminhamos para outro tipo de festa. É quando nos deparamos com a preparação para a Páscoa, caminho da grandiosa celebração cristã! É hora para uma parada, uma meditação.

E Neste “tempo forte”,  acredito, a animação é mesmo do silêncio... pois é tempo,  de uma social mais íntima, mais particular, mais voltado para dentro de nós mesmos , em viagem profunda... em busca do nosso eu interior, em busca do nosso Ser... assim, a  possibilidade de um verdadeiro encontro com Deus.

Em um mundo hoje conturbado e  indiferente, onde  o homem já não tem tempo para  sí, nem para o outro, seu próximo, nem para Deus...  e os valores foram substituídos por coisas, poder, dinheiro... e o consumo é a lei maior.

viver esta etapa, é não compartilhar dessa negação de valores, ´´e tentar encontrar o caminho do verdadeiro sentido da vida... é  priorizar , em questionamentos,  a pessoa humana, o Ser.
e Viver é  memso essa dinâmica do diálogo interior, para poder se projetar bem e colaborar no mundo lá fora. é espiritualidade tecida no silêncio porque , vida, é essência divina.

Penso, esta preparação, é uma oportunidade para lapidarmos as nossas vidas, frutificarmos em sabedoria. Sim, porque alguma coisa em nós humanos sempre estará por melhorar, por dar um acabamento, por aperfeiçoar...

Penso , “essa pausa” acaba por qualificar de maneira extraordinária as nossas ações que partiriam/partem de nosso interior com boas direções, bons caminhos, boas sinalizações. a criar forças de potência para as ações lá fora, pois afinal, todo vivente aspira crescer, desenvolver-se, em corpo, alma e espírito, a colaborar naturalmente para as transformações com harmonia, para a evolução do mundo.

Como disse, depois da euforia, da procura pelas multidões, aglomerações, características da etapa passada, agora uma parada , um espaço reservado para o estar a sós. Para quem é Cristão, tempo destinado ao recolhimento, a oração, a meditação, na tentativa de poder visualizar, absorver, ter uma melhor consciência da dimensão de valor da mensagem de Cristo para a vida humana.

Agora em março vivemos a quaresma, a memória dos quarenta dias passados por Jesus Cristo no deserto e o seu sofrimento na cruz. Para quem acredita, é “sim” um momento especial, destinado aos questionamentos, aquela maior proximidade com Deus... a nossa fé no espírito, a buscar um sentido mais verdadeiro para a nossa vida, com algo que seria/será mais concreto e personalizado, nunca encontrado na vida cem por cento material. 
Mostrar que o maior tesouro está mesmo é dentro de nós, em nossos corações e não lá fora como estamos presenciando.

Penso, neste período ,é de necessidade básica tirarmos as fantasias , retirarmos as máscaras usadas lá pelo carnaval , deixa-la na porta de entrada porque neste evento oposto, não convém entrar fantasiado , segurando adereços ou o que seja... relaxamento, concentração, silêncio ... porque quanto mais despojado estivermos melhor nossa performance e no fundo é a Ele que buscamos para melhor preenchermos os nossos vazios existenciais. Porque é a força na mobilidade das nossas rotinas, das nossa vida prática.

Estamos nos preparando para a Páscoa. penso, a nossa construção começa pela tarefa de um cuidar de si mesmo e consequentemente do outro. Uma pausa nos colocará mais próximos de Deus, assim mais perto de nós, mais perto do próximo , melhor será para o mundo!

Sim, concordo, vivemos um tempo extraordinário, e tanto que a descrença em certos valores vem aflorando, se fortalecendo... no entanto, acredito, não existe lei maior que a do amor. Não existe proteção maior que a Divina. Não existe outra celebridade, outra mensagem de vida tão forte como a de Jesus Cristo em todo o planeta, Não existe paz sem a presença de Deus... vida, um mistério fora do alcance do homem...

Para um clima de serenidade, recuperar equilíbrio, a possibilidade de grandes transformações em nossas vidas, aquele tão almejado bem-estar  , acredito, é pegar o caminho em direção ao interior... este momento é oportunidade, a quaresma é uma chamada, para estar a sós... melhor uma pausa, um espaço de tempo, por menor que seja, mas que seja intenso

pois meditar é preciso. Como disse, vida é tecida no silêncio, fortalecida no interior de cada um, a projetar a fé e a verdadeira coragem para o viver.
E após um longo período de barulho eis que é chegado março.  Uma pausa para o silêncio é preciso.
Cristin
Rio, 15 de março de 2016
Fotografia: Cristin (arquivo 2011)
 
Cristin
Enviado por Cristin em 15/03/2016
Reeditado em 23/01/2021
Código do texto: T5574423
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.