Mudança radical (para meu filho Renato)

Filho, como você sabe todas as vezes que uma de nossas crias está prestes a alçar voo na procura de um novo modelo de vida, gosto de deixar escrito em algumas linhas o que penso ser o melhor para ajudá-la nessa nova etapa. Apesar de dizer nossa cria, o que expresso no momento é fruto somente da minha mente, não compartilhado com o pensamento de sua mãe que com certeza segue na mesma linha, mas com dizeres diferenciados do meu modo de pensar.

Quando escolhemos alguém para junto conosco formar uma nova família, juramos eterno, amor e muitas vezes por circunstâncias diferenciadas que cada casal tem que passar e gerando tropeços que não estavam por eles programados, esquecemos essa jura, a do amor eterno e acabamos por magoar, entristecer e muitas dessas vezes ferindo fundo o coração aliado. É exatamente nesses momentos que a razão tem que falar mais alto do que o coração sente, cabe à razão ditar o rumo a seguir, para que os motivos que geraram essas diferenças não azede de vez os laços adquiridos ao longo dos anos preparatório dessa união.

Dentre inúmeros cuidados que temos que ter numa união que pretendemos seja duradoura, está no meu parco entender a chave desse bem estar futuro, a renúncia. Quando falamos em renúncia não devemos pensar apenas num dos cônjuges, mas em ambos. E não renunciar somente àquilo que fazíamos só e que nos dava muito prazer, mas também em algumas coisas que fazíamos juntos sem contestar o par, por isso é preciso descobrir no interior do parceiro(a) o que lhe agrada e o que não agrada.

Muitas vezes o silêncio é a arma necessária para acabar com uma discussão, que depois o mais exaltado raciocinando já livre do calor da hora, perceba seu erro e venha a se desculpar, tornando novamente a convivência numa paz onde a harmonia do ambiente mais sadio, receba com alegria a volta do amor.

Sabes que também não sou o maior exemplar dos pais, mas sabes também o quanto lutei para que assim o fosse. Ver um de meus filhos, ou melhor, um de nossos filhos crescido batendo asas, muitas vezes sinto vontade de voar junto para continuar protegendo-o, mas como isso não é possível e nem saudável ao seu crescimento e a sua maturidade pós o seu casamento, me contento em deixar apenas o meu pensamento voar ao lado lhe proporcionando fluídos de paz, felicidades, amor e muita, mas muita saudade dos tempos que te acariciava os cabelos ainda menino.

A velhice chega e com ela aflora a emoção, e é ela, a emoção, que faz com que até as palavras que horas atrás borbulhavam o meu pensamento se escondem, mas é o meu desejo de que você leve em seu coração as boas lembranças, e alguns dos conselhos bem dado e na hora certa, não esconde, porque por mais que digam que conselhos não valem nada, mesmo assim, ainda vou com esse meu jeito meio torto dar-lhe muitos conselhos. E o maior e mais amoroso de todos eles, é que você jamais esqueça e deixe de ser feliz.

Tenho descoberto ao longos desses anos vividos em comunhão, que o que faz a continuidade e a harmonia entre um casal é a constante afirmação de é preciso haver sempre um respeito mútuo, uma cumplicidade firme nos propósitos a conseguir, dificuldades a vencer, porque quando um dos pares amolece, amolece junto a vontade de ultrapassar os obstáculos advindos nesse elo firmado na jura de amor, enfraquecendo-o, o que poderá em certos casos até romper essa corrente e, isso não é nada saudável numa relação a dois, portanto, procure fortalecer esse elo com determinação, para que a ferrugem do tempo não corroa a tua vontade de permanecer junto a pessoa que escolhestes para compartilhar contigo o teu futuro, que espero seja duradouro, feliz e repleto de estrelas brilhando no teu céu.

Filho, procure não demonstrar a tristeza, a decepção e a fraqueza diante da pessoa amada, por mais que isso nos traga dor, é nesses momentos que devemos abrir no coração a porta onde guardamos a alegria, o amor e a fortaleza, alicerce de uma relação feliz e próspera.

Esse céu, o teu céu, não é apenas uma ilusão criada pela nossa mente, porque ele está sempre presente acima dos nossos interesses pessoais, está no nosso dia a dia, no amanhecer com o pensamento voltado ao bem estar de quem ao nosso lado acordou sorrindo ou chorando, porque foi esse alguém que disse nos suportar seja na alegria, na tristeza e até mesmo na dor, portanto vamos procurar fazer com que que nunca haja essa dor e sim, somente os frutos saudáveis de uma boa convivência a dois. Que a felicidade que hoje caminha do teu lado, esteja do teu lado para o resto da tua vida.

Te amo, um beijo. Seu pai.

ChangCheng
Enviado por ChangCheng em 01/07/2016
Reeditado em 01/07/2016
Código do texto: T5684335
Classificação de conteúdo: seguro