CORAÇÃO SIMBÓLICO

"O coração é mais traçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado"". --- Jeremias 17:9.

Na mencionada passagem bíblica, o Criador não considerava um coração literal, mas referia-se ao coração simbólico. Esse "coração" se aplica a tudo o que a pessoa é no íntimo, incluindo seus desejos, pensamentos, disposição, atitudes e objetivos. Jeová Deus, e somente ele, é capaz de examinar o coração dos humanos, considerando o que cada pessoa é no íntimo. Sempre que faço a releitura desse texto, percebo em como a admoestação de que o "coração é traiçoeiro", vem se aplicando aos dias hodiernos. Basta que assistamos aos noticiários para nos darmos conta do massacre crescente entre as pessoas, inclusive, no âmbito familiar, onde se esperaria que a paz ganhasse predominância. Mas antes dos trágicos desfechos, verifica-se, que as pessoas envolvidas no contexto, tinham como característica da personalidade, o hábito de se deixarem levar pelo coração (emoções), pelas coisas visíveis aos olhos (boa aparência e bom poder econômico), deixando de examinar a pessoa secreta do coração daqueles com quem pretendiam de alguma forma, estreitar os laços. Atendendo ao desespero do coração, tais pessoas permitiram que os INDÍCIOS de que poderiam ter as suas vidas prejudicadas, passassem por alto. Diante de tão lamentável realidade, que estejamos dispostos a fazer escolhas com base no que as pessoas são no íntimo. A forma como elas se comportam diante da vida, certamente denunciará o que guardam nos seus corações. Prestar mais do que a devida atenção aos avisos divinos sobre esse, e outros assuntos de igual relevância, nos servirá de extrema proteção, e a certeza de que TODA a Escritura foi inspirada por Deus para ensinar, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça.

Olga Nobre
Enviado por Olga Nobre em 17/09/2016
Código do texto: T5763642
Classificação de conteúdo: seguro