Espere o vento passar

Não se pode olvidar que a vida, por si só, seja invariavelmente complexa e exigente, e que essa consciência, a um dado momento, nos faça compreender a necessidade de trabalhar no sentido de simplificá-la. Antecipadamente, e por experiência própria, posso garantir que são inalistáveis os efeitos benéficos oriundos do esforço da mencionada providência. Constatei que insistir na aplicabilidade de regras simples, mesmo que seja para solucionar problemas complexos, a exemplo de deixar passar por alto certas transgressões, e ignorar coisas relevantes, é fundamental para que atinjamos o ponto, ou seja, para que aprendamos o valor de não levar a vida tão a sério, mas de torná-la mais leve. Sabe-se, por exemplo, que em noites de tempestade são as árvores rígidas que se quebram primeiro, levando vantagem sobre essas, as árvores flexíveis, em razão de se curvarem e deixarem o vento passar. Com efeito, cheguei a inabalável conclusão de que em nome da promoção da paz pessoal e do sossego daqueles com quem convivemos, vale à pena abdicarmos dos "direitos" que presumimos ter, tal qual faz a árvore flexível, que ao se deparar com um vendaval, simplesmente se curva, e espera o vento passar.

Olga Nobre
Enviado por Olga Nobre em 04/10/2016
Código do texto: T5780866
Classificação de conteúdo: seguro