Relacionamentos Abusivos

Inúmeras mulheres e homens sofrem de algum tipo de relacionamento abusivo. Engana se quem acredita que esse tipo de abuso é vivido somente dentro de um relacionamento entre casais. Infelizmente é mais comum do que se possa imaginar, e pode ser entre mãe e filhos, pais e filhos, filhos que abusam dos pais, com o chefe do trabalho, colegas de escola ou até mesmo do ambiente de trabalho, entre primos, amigas, e por ai se vai. O mais comum relacionamento abusivo é entre casal e é esse que me refiro.

O que é preciso, é estar atento aos sinais que essa relação apresenta.

Muitas pessoas dizem que não é violência pois não tem agressão física, mas eu te pergunto, bom um soco no olho demora uns quinze dias para desaparecer, mas e as feridas da alma , do coração podem durar o resto da vida e ainda assim doer, e nunca curar. Já vi muitas mulheres usarem maquiagem para encobrir suas agressões, eis o maior erro, a agressão não deve ser encoberta, escondida ou calada. Isso só deixa o agressor cada vez mais forte e se sente poderoso quando consegue te persuadir e te deixar com medo.A maquiagem desde os tempos remotos foram usadas para incrementar a beleza tanto de homens e mulheres.

Simbolizava respeito, poder, statos, realeza.

A maquiagem é uma identidade visual, cada um com seus atributos. A relação abusiva é baseada em poder e controle da pessoa "amada".Violência emocional ou física ambas destrói a identidade da vitima. As vezes pode começar com a intimidação, com ameaças, te fazer sentir medo. Tem o abuso emocional, que a deixa com baixa autoestima, e te deixa mal consigo mesmo, usar apelidos pejorativos continuamente, humilhações, e fazer você se sentir um louco. Geralmente existe o isolamento, te coloca a par de amigos, parentes, limita o teu envolvimento com o exterior, e usa o ciume para justificar as suas ações. Suas preocupações não são levadas a serio, minimiza, nega e culpa você das situações causadas. Nega os abusos, te culpa, faz com você se sinta culpada sempre, e diz que esse tipo de atitude é você que aflora nele. Se o casal tem, filhos usa os para te chantagear, usa ligações para dizer coisas que vão te atingir, ou te deixar com mais culpa em relação ao sofrimento dos filhos. É não é fácil. Usa seu poder de macho alfa da relação, te tradando como serva, não te consulta sobre decisões, age como o rei, ou o faraó, é o perfeito juiz que impõe e define o papel do homem e da mulher. Ainda tem o abuso econômico, a primeira coisa que acontece, te impe de trabalhar, força um pedido de dinheiro, e isso te faz sentir muito mal, te dá mesada como se agisse com uma criança, ou te tira dinheiro, o objetivo é não te deixar ter o sustento. E assim domina a relação pela dependência total ou parcial financeira. Aí vem as coerções e ameaças, vai se suicidar, te ameaça de te divorciar, te largar e ainda diz quem vai te querer, só eu mesmo pra te aceitar. Te faz sentir desprezível, e isso é só pra te machucar, te fragilizar, te faz sentir tão culpada que geralmente se pede desculpas retiram se as acusações e reconhece se que a vitima é que tem culpa. E muitas das vezes a coerção, manipulação, te induz a fazer atos ilegais para satisfaze lo, agrada lo. E logo depois, usa tudo isso pra te prender nesse emaranhado de situações doentias que se vê tão envolvida, como um inseto na teia de uma aranha, se debatendo tanto que morre por não conseguir escapar, ou de exaustão por tantas vezes lutar para sair e acaba cada vez mais se machucando se ferindo. E igual acontece com quem vive um relacionamento abuso, a vitima é tão fragilizada que somatiza suas dores, em doenças, ou engorda, cala, emudece e não tem coragem de dar um basta nesta situação. Só quem já viveu esta situação sabe e compreende o quanto é difícil sair desta teia. Depois de se livrar deste tormento muitas se perguntam o porque de tudo isso, é poder, possessão, controle, ego.Não use a maquiagem para outra finalidade se não há de ressaltar sua beleza e não a de encobrir agressões. Não se permita ser permissiva a essa situação, coragem para dar um basta. O mais difícil é tomar a decisão, depois o caminho é mais leve, não é que seja fácil, mas mais leve. Que todos os que passam por algum tipo de relacionamento abusivo, tenha força suficiente para enxergar o mal que esse tipo de relação traz, e seja capaz de se libertar a si mesmo. Porque somente a vitima pode mudar essa situação.

Daniela Appariz
Enviado por Daniela Appariz em 01/12/2016
Código do texto: T5840013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.