Mensagem aos meus alunos concludentes 3º A e B

Mensagem de final de ano letivo aos alunos concludentes do Ensino Médio da U. E. Raimundo Miranda Brito. Povoado Pinto, Luís Correia, Piauí.

Não quero imitar Pedro Bial, mas gostaria de deixar uma mensagem ao final desse programa, digo, desse ano letivo.

Há alguns dias atrás tive um sonho: sonhei que era um instrutor de motoristas, daqueles que ensinam as pessoas a dirigirem, orienta as regras de trânsito, os macetes de direção defensiva, afinal, como ser um bom motorista para a vida toda.

Pois bem, nesse sonho não era somente eu o instrutor, os outros colegas professores também faziam parte dessa autoescola, e nos esforçamos, nos dedicamos ao máximo para que cada um de nossos alunos obtivesse a sua habilitação de motoristas.

A maioria dos nossos alunos, sonhadores em um dia serem motoristas, e bons motoristas serão, se esforçaram, mesmo com as dificuldades da estrada, os buracos do asfalto, o carro que não era tão moderno e às vezes apresentava falhas mecânicas. Enfim, tentamos, alunos e instrutores, superar os nossos desafios.

Alguns de nossos alunos, não sei se por opção própria ou pelas dificuldades que a vida nos impõe, mas não se dedicaram adequadamente aos treinamentos e apresentaram falhas no percurso e resolveram desistir dessa temporada. Talvez tentem novamente no próximo ano, outros não voltarão mais, é assim a vida, feita de escolhas.

Alguns alunos, mesmo indo até o fim, necessitam algumas correções de rumo para que possam ser bons motoristas. Não desistam, no final do processo, tudo dará certo. Se tiver que repetir tudo, repita, será para o bem e não para o mal. Temos que ser motoristas realmente capacitados. Não adianta obter a habilitação sem ainda estar bem preparado para o trânsito perverso da vida que nos aguarda lá fora, onde cada um quer ter a preferencial, onde cada um quer ser mais rápido e passar na frente do outro. Temos que estar devidamente preparados para o trânsito.

Enfim, os que chegaram aqui e hoje alcançam suas habilitações, segundo os instrutores em conjunto, estão preparados para enfrentar o trânsito maluco da vida lá fora que lhes falei à pouco. Alguns estão bem preparados, outros com plenas capacidades de seguir a diante e aprender nessa longa estrada da vida tudo o que necessitam.

Motoristas, sigam suas vidas, lembrem-se das nossas trocas de experiências e saiam com um aprendizado: o instrutor não é o dono de toda a verdade, é o trânsito e a vida que nos ensina a sermos ou não sermos bons motoristas.

E não parem por aqui, sigam na luta e busquem outras categorias de habilitação, as habilitações superiores.

A gente se vê por aí.

Professor Antonio José Sales.

ANTONIO JOSÉ SALES
Enviado por ANTONIO JOSÉ SALES em 08/12/2016
Reeditado em 08/12/2016
Código do texto: T5847426
Classificação de conteúdo: seguro