Família. Projeto Divino

Temos a tendência de olharmos para a vida do nosso próximo e as vezes até cobiçarmos e almejarmos as coisas que ele tem, tanto que é verdade que o décimo mandamento é o seguinte: ‘Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença’.

Isso também serve de base, ao olharmos para outra família e temos a impressão que ela é bem melhor do que a nossa. Na realidade isso é só impressão por que todas as famílias tem os seus problemas, talvez em menor escala e outras em maior escala.

Tem um ditado popular que diz o seguinte: ‘Cada um no seu canto, chora o seu tanto’. Somente quem faz parte da família saberá realmente os problemas que eles têm que superarem em prol da harmonia da família. A verdade é que a família é o projeto de Deus para o aprimoramento das pessoas como seres humanos.

Podemos ter aquele irmão que é chato, aquela irmã que é exibicionista, aquele pai que é rígido na educação dos filhos, aquela mãe que as vezes nem é tão digna assim, aquele filho que é rebelde, aquela filha que as vezes até se prostitui, quem sabe seu filho ou sua filha resolveram optar pelo homossexualismo, não importa o problema que os nossos parentes tenham, o que importa é que através deles que Deus vai trabalhar nas nossas vidas.

É através da obediência que aprendemos a sermos submissos através da autoridade exercida pelos pais. Inicialmente esse processo começa com a família e com certeza Deus irá usar cada um dos integrantes da família para trabalhar em nossas vidas.

Certas pessoas quando estão ressentidas com alguém, procuram evitar o confronto, o contato com essa determinada pessoa. Na família isso não tem como ser feito, por que querendo ou não sempre estaremos em contato com os nossos parentes. Se um irmão me ofender, não tem como eu evitar o contato com ele, por que moramos todos debaixo do mesmo teto. E assim Deus vai aproveitando os atritos e vai moldando nossas vidas.

Certa vez li uma ilustração sobre relacionamentos que ficou marcada em minha mente. As pedras que estão nos riachos, inicialmente são ásperas e rugosas, mas com o constante atrito com outras pedras, elas acabam ficando lisinhas. E assim Deus também faz no meio da nossa família, através dos atritos vai moldando o nosso caráter.

Outra coisa se quisermos viver em família ou em sociedade, devemos ser abertos para a prática do perdão, por que as pessoas tem virtudes, mas também tem suas falhas e a única forma de convivermos com as falhas das pessoas é se formos abertos para a prática do perdão.

Enfim não importa o problema que as nossas famílias tenham, se estivermos abertos para convivermos com os problemas, Deus estará agindo e com certeza seremos pessoas com mais maturidade.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 28/12/2016
Código do texto: T5865521
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.