Árvore Rara

Em uma cidade, todos os moradores tinham um grande cuidado com o jardim de suas casas. Essa cidade chegava a ser atração para turistas e botânicos que de tempos em tempos visitavam o local para admirar a beleza das flores e plantas que existiam em cada jardim.

Alguns moradores chegavam a ter um cuidado tão grande que se tornavam obcecados por cuidar do jardim, de forma que esse fosse o mais admirado de todos e ninguém o “criticasse” por sua falta de zelo.

Certa vez apareceu em dois jardins um tipo diferente de vegetação. Isso provavelmente aconteceu, pois tempos atrás ventos atípicos haviam soprado e devem ter carregado novos tipos de sementes.

Um dos moradores, cauteloso e que amava seu jardim, vendo essa nova vegetação começando a brotar, pensou logo: “Eu vou arrancá-la antes que tome conta do meu lindo jardim”.

O outro porém, olhando a vegetação, pensou: “Não consigo reconhecer essa planta, então deixarei que cresça. Depois de um tempo conseguirei saber se devo tirá-la para não prejudicar meu jardim”.

O tempo passou e a planta começou a crescer rapidamente, mas o morador ainda não conseguia identificar de qual tipo de planta se tratava. Decidiu esperar e cuidar dela, como fazia com as demais.

Mais um tempo se passou, e ele percebeu que brotavam flores daquela planta. Ele sorriu e gostou do que viu.

O tempo foi passando e essa planta se tornou uma árvore, não era simplesmente um arbusto. Ela se tornou tão bela e completa, proporcionando sombra, dando frutos, que atraíram os olhares dos turistas que visitavam aquela cidade.

Até que se descobriu que aquela planta era rara e de grande valor. O morador era realmente um homem de sorte.

Quando o outro morador, que tivera a mesma planta em seu jardim e decidiu arrancá-la precipitadamente, percebeu o que tinha feito, ficou demasiadamente triste.

Ele, apesar de ter ainda um belo jardim, perdeu a oportunidade de deixar florescer uma novidade que poderia trazer mais alegria pra sua vida.

_________________________________________________________

O jardim é a sua vida, as flores e plantas, as composições do que define sua vida: trabalho, pessoas, relacionamento, rotina, dia a dia. Cada um com sua característica e função.

Muitas vezes a vida nos faz conhecer novas pessoas, mas que por medo de “bagunçar” o que já está em ordem, nós nos afastamos e não damos oportunidade de nos relacionarmos.

Podemos decidir deixar as coisas acontecerem para depois tomarmos decisões, ou então, nos anteciparmos e “podarmos” nossos sentimentos antes que eles floresçam.