Publicação da Prece do Idoso.

Tendo em vista a natureza auxiliadora e orientadora que a mensagem acima nos passa, permitindo-nos fazer ponderada reflexão a respeito das conseqüências que poderão advir, no caso de não colocarmos em prática as suas observações, tomei a liberdade de publicá-la, na expectativa de que serei compreendido em minha pretensão.

Como justificativa, esclareço que nós, os sexagenários, de modo geral, devemos estar em alerta para não vivenciar situações que se enquadrem no disposto na mensagem em tela, o que nos causariam possíveis constrangimentos.

Prece do idoso

Senhor! Estou ficando velho. Ajuda-me a evitar que me torne muito falador, desagradável e veemente a respeito das coisas.

EVITA que eu comece a ficar contra tudo e contra todos.

AJUDA-ME, a saber, quando já falei o que devia.

ENSINA-ME a chegar rapidamente ao ponto principal do que estou contando.

FAZE com que eu não comece a contar a vida de todas as pessoas que eu mencionar ou que as conheça.

QUE EU NUNCA fale da ingratidão alheia.

QUE EU não canse os demais, falando de minhas dores físicas, a não ser para o meu médico.

AJUDA-ME a manter meus velhos amigos e a encontrar novos, sem aborrecê-los.

IMPONHA-ME o dever de ser afável com as pessoas, agradável com os que comigo conversarem.

QUE eu possa dar e receber estímulos mentais de meus amigos.

AJUDA-ME a manter correspondência com parentes e amigos.

FAZE com que cuide apenas dos meus assuntos e que não me intrometa nos assuntos e problemas alheiros.

E, ACIMA de tudo, Senhor!

AJUDA-ME a manter meu velho senso de humor e toda a minha autocrítica.

AJUDA-ME a perdoar meus amigos para que eles possam perdoar os defeitos que encontram em mim.

E, MAIS, Senhor!

AJUDA-ME a não ser um velho ranzinza, criador de casos, rabugento, implicante e metido a conselheiro.

ENTÃO, Senhor, serei útil, acima de tudo, a mim mesmo.

(Tirado do livro: Mundo Espírita de 09/74)

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 18/08/2007
Reeditado em 21/08/2007
Código do texto: T613190