As novas configurações societárias da profissão do Assistente Social!

Fórum - 2)TEMA A atuação profissional do Assistente Social, mediante a atual conjuntura societária do trabalho, faz com que o mesmo tome posições que no interior do campo das relações sociais da sociedade capitalista, são contrárias as suas origens teóricas e práticas, as origens profissionais, porém sua historicidade como profissão estão determinadas ao longo da história na divisão sociotécnica do trabalho e na reprodução da força de trabalho.

Como acadêmico(a) e futuro(a) assistente social, qual é a sua postura mediante as novas configurações societárias da profissão.

As novas configurações societárias da profissão do Assistente Social!

O mundo em que vivemos é globalizado e vive sofrendo mudanças. Assim também é na nossa futura profissão! Temos que aprender a vivenciar e lidar com as novas configurações societárias em nossa sociedade capitalista.

Mediante ás novas configurações, o assistente social deve estar atualizado, com as mudanças, da sociedade. Ter um olhar voltado às novas questões sociais que vão surgindo, usando teoria e prática em sua atuação. Identificar as relações de produção, e reprodução social, e ás relações da sociedade capitalista. Com postura profissional ética e competência. A competência se desenvolve por meio do domínio das dimensões teórico metodológicas, técnico-operativas e ético-politicas utilizadas para proteger os direitos bem como intervir com qualidade nas demandas emergentes da sociedade contemporânea.

O Assistente Social tem como objetivo empoderar as pessoas que de alguma forma não tenham total acesso aos seus direitos, fazendo isso por meios de políticas publicas sociais, de forma planejada e organizada. Através do trabalho incansável, por melhores condições de vida para os usuários do serviço social, permitindo um equilíbrio entre os anseios individuais e os interesses da sociedade.

Primeiramente o assistente social precisa conhecer os direitos e deveres de exercer a profissão a qual está inserido, não deixando de lado sua postura ética profissional e humanitária, exercendo a atuação sem perder o 'fio da meada', ver e rever os dois lados da situação presente, em meio a situação e atuação. Quanto ao trabalho do profissional de serviço social, diante da atual conjuntura se faz necessário se posicioná-la no interior dos campos das relações sociais da sociedade capitalista mesmo sendo contrarias as origens profissionais, mas as suas direções e funções sociais estão determinadas ao longo da história através da divisão sócio técnica do trabalho e na reprodução da chamada força do trabalho.

O posicionamento a favor da Justiça Social e da universalidade de acesso aos bens e serviços, programas e políticas sociais a todos os cidadãos, bem como o respeito a diversidade, contemplam as dimensões ideológicas e políticas da formação profissional. O Projeto Profissional deve ser regido e aplicado sem dominação ou exploração de qualquer classe e gênero para a conquista de uma nova ordem societária.

É sabido que o assistente social, como empregado/trabalhador, está sujeito às limitações em sua função, isto é, nem tudo o que ele quer fazer poderá ser feito, isso a depender do seu local de trabalho, seja no setor público ou privado, se as verbas são suficientes ou não, se as leis do município onde ele atua faz a cobertura daquelas determinadas demandas que aparecerão etc. Cabe a mim, futuro assistente, ter uma sólida qualificação profissional e uma excelente capacidade crítica para criar estratégias a fim de promover, na medida do possível, dentro dos limites financeiros impostos, a pessoa humana, agindo como um fiel mediador entre os cidadãos e os seus direitos constitucionais.

O assistente social deve ter uma postura ética aberta, as novas configurações que se apresentam. Tendo em vista ás mudanças no mundo globalizado, suas relações da sociedade capitalista.

Tendo sempre um olhar voltado ao cidadão como de direito na teoria e prática da sua profissão. Quanto ao trabalho do profissional de serviço social, diante da atual conjuntura se faz necessário se posicioná-la no interior dos campos das relações sociais da sociedade capitalista mesmo sendo contrarias as origens profissionais, mas as suas direções e funções sociais estão determinadas ao longo da história através da divisão sociotécnica do trabalho e na reprodução da chamada força do trabalho. Na sociedade atual, o assistente social deve ter sempre como meta o conhecimento e interação com todos os serviços sócio assistenciais e trabalhar em conjuntos com todos os profissionais da área.

O profissional do serviço social deve estar sempre se aperfeiçoando em busca de novos conhecimentos, metodologias, técnicas, para que, conforme a demanda da questão social que a cada dia denota de novas situações, até pela atual conjuntura societária do trabalho sem se corromper com as cobranças da sociedade capitalista. O profissional de serviço social deve ter a postura de sempre buscar capacitações, sobretudo está atento as constantes alterações das leis e políticas públicas que garantem o direito social do cidadão, a fim de ter respaldo para atender as novas configurações societárias e as emergentes expressões das questões sociais.

Curso sobre a Práxis Profissional do Assistente Social

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 18/11/2017
Reeditado em 18/11/2017
Código do texto: T6175421
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.