"Voce nao deve ter raiva de quem tem raiva"

Ao divulgar nas redes sociais minha pretensão em lançar proximamente um livro em que procuro interpretar as mensagens contidas nas letras das canções de Chico Buarque, fui submetido a um ataque verbal de um leitor que se afirmava decepcionado porque eu estava exaltando as qualidades artísticas de um “petista comunista”.

Fiquei impressionado como a divergência de pensamentos políticos em nosso país está fazendo explodir manifestações de ódio. Chega ao ponto de algumas pessoas não conseguirem enxergar talento e competência em quem se posiciona contra suas preferências políticas e ideológicas.

Desconsiderar um gênio da música popular brasileira como Chico Buarque, unicamente porque ele ideologicamente se diferencia de você, é, no mínimo, uma proclamada ignorância do que seja conhecer o valor de uma obra cultural. A arte de Chico está acima de partidos políticos, sejam eles de esquerda ou de direita. O fato dele ser de esquerda, não enaltece, nem diminui, o conceito extraordinário de sua obra.

É pena que a intolerância política chegue a esse nível. Mas vou me valer do conselho do próprio Chico para responder a esse internauta que me censurou porque estava me dedicando a escrever sobre suas composições musicais: “você não deve ter raiva de quem tem raiva”. E mais, ele não estará obrigado a ler o 'livro quando for lançado.

Rui Leitão
Enviado por Rui Leitão em 27/11/2017
Código do texto: T6183266
Classificação de conteúdo: seguro