A importância da Internet para o nosso desenvolvimento escrito e falado!

A internet é um "novo" mundo de possibilidades que ultrapassa divisas políticas, geográficas, estéticas, culturais. Os vícios de linguagem estão presentes em todos os países. No caso do Brasil, o nosso português (ainda não entendi porque não é Brasilês), é requisitado formal e gramaticamente correto nas escolas, nas instituições, nos concursos. A grafia da internet vem para agilizar ainda mais a forma de comunicação. Evidentemente a ausência da prática da escrita convencional e o excesso do uso da grafia da internet trazem grande prejuízo para nossa ortografia. Acredito no equilíbrio das ações. A linguagem na internet é uma abreviação grosseira do português, mas é uma forma de expressão num determinado ambiente. Acredito que este internetês deverá evoluir e até mesmo interferir em novos acordos ortográficos, devido a sua profusão mundial e importância na comunicação. A popularização da internet tem gerado a informatização da escrita por exigir rapidez nas respostas e na troca de informações, e por ser um ambiente livre. Tal informatização, a meu ver, é prejudicial. Principalmente àqueles que se ausentam do computador apenas por necessidades fisiológicas (isso se a conexão não for wi-fi, que possibilita levar o computador até mesmo ao banheiro). É prejudicial por ser mais prática e mais utilizada, uma vez que a escrita manual está a cada dia mais restrita à pequenas anotações em "post-its". O prejuízo causado pela informatização da escrita, é percebido por todos que fazem uso dos meios virtuais de comunicação, pois, por mais que se tente preservar a boa ortografia, nunca escapamos de perguntar "pq?", não é mesmo? O prejuízo é ainda maior quando aliado à desabitualidade da leitura, característica lamentavelmente presente em grande parte da população. O vocabulário que hoje se usa para conversar na internet, influência muito. Pois nos faz aderir a maneiras mais rápidas de se escrever as palavras. Por mais que seja difícil devemos sempre escrever na forma correta, pois assim criamos hábito da escrita correta e na hora de fazermos uma redação ou frase para algo importante, não seremos pegos de surpresa. A pratica da escrita faz conhecer melhor e,desenvolver a grafia, como também a linguagem oral.Não tenha duvida que a internet é muito importante para o desenvolvimento da humanidade.Mais escrever,ler e se comunicar através da escrita é um grande desenvolvimento,cultural e dinâmico para todos.

Curso Nivelamento de Reforma Ortográfica

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 07/12/2017
Código do texto: T6192627
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.