ESCRITOS AVULSOS

Prólogo

Há quem diga que gavetas são repositórios de velharias, coisas inúteis. Nem sempre é assim. Certa ocasião resolvi fazer uma limpeza organizacional em meu escritório. No abre e fecha de gavetas encontrei alguns escritos avulsos, reminiscências esquecidas e urdidas em diversos locais e ocasiões. Nos papéis, até guardanapos esmaecidos, alguns já muito amarelados, sóbrio, urdi definições sobre a ótica do meu entendimento ocasional.

SOBRE O SUCESSO

Sucesso é ter um bom emprego ou aposentadoria com salário ou proventos justos, às vezes, ambos; uma vida tranquila com família estruturada, sentimento religioso em alta, meia dúzia de amigos fiéis, entre eles um cachorro, periquito ou papagaio; gozar de boa saúde, paz; ter uma esposa compreensiva, zelosa e dedicada; filhos e netos amados e saudáveis, um pouco de lazer, algum estudo, um carro novo sem empáfia... Ter a cabeça no lugar.

SOBRE A INVEJA

Há quem defenda com “unhas e dentes” a ideia de que: ‘não se deve compartilhar conquistas, alegrias, felicidades, sucessos etc.’, alegando que isso poderá ensejar inveja, olho gordo, mau olhado. Entendo que a inveja realmente existe e é danosa! Contudo, o não compartilhar conquistas e sonhos com outrem é a radicalização que se transmuda em egoísmo. Ora, quem torce e quer o progresso de um seu semelhante merece a felicidade do compartilhamento dessa alegria. Não nos esqueçamos que vibrações positivas e sinceras são sempre bem-vindas.

SOBRE A SAUDADE

Essa sofrida saudade passará com o inexorável tempo. A doce e excelsa lembrança de algo ou alguém é que permanecerá, independente do motivo da perda de algo ou do afastamento do ser que não queríamos longe da gente.

SOBRE A NOSTALGIA

Nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não se conseguir mais reviver certos momentos da vida. O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui como o sentimento da saudade.

SOBRE O AMOR

Tem múltiplos significados na língua portuguesa e muitas facetas incompreendidas. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo. Grosso modo é a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.

SOBRE A BELEZA

Vê-se na harmonia da natureza, no equilíbrio e estabilidade do universo, na simetria e composições regulares dos seres vivos.

SOBRE A SUPERAÇÃO

É a força incomum enaltecida pela perseverança.

SOBRE A SOLIDÃO

Quantas vezes precisei cerrar meus olhos e imaginar-me no meio de uma multidão? Isso aconteceu sempre em momentos de extrema solidão. Sim. Solidão faz isso com a gente que, sem amigos ou amigas, busca no próprio interior a segurança outrora existente nos bosques floridos da imaginação. Na solidão os miasmas deletérios corrompem o ar respirável.

SOBRE PROVAÇÃO

Não é apenas prova, aperto, risco; perigo. Extremamente necessária para o aprendizado, tornamo-nos dignos de louvores, sem presunção, quando aceitamos provação como uma beatitude.

SOBRE TRAIÇÃO E DESLEALDADE

Traição e deslealdade são diferentes e incompatíveis, sendo aquela o rompimento ou violação da presunção do contrato social e esta a falta de amor, respeito, amizade sincera e consideração ao próximo.

SOBRE A MULHER

Converta o mundo em um oásis, em que pesem as dificuldades existenciais, com a realização dos anseios e mais loucos sonhos obsessivos... Mas se desse paraíso imaginado não fizeres constar a sublime tenuidade, doce e acrisolada presença da mulher... Perceberás que esse mundo idealizado será vil, um ermo melancólico, insulso, trivial, sem cor; choro plangente, convulso, inconsolável pranto mudo onde os deleites serão apenas o prelúdio do abandono, desalento mórbido, tédio crescente, nefasto e do sofrido desamor.

SOBRE O ARREPENDIMENTO

Estou escrevendo o óbvio: O bom e verdadeiro arrependimento precisa ser eficaz! Não serve para absolutamente nada o arrependimento incapaz de alterar consequências ou resultados danosos. Ah! Há uma exceção... Arrependimento ineficaz, igual ao pedido de perdão fingido, serve para demonstrar fraqueza ou fragilidade de caráter.

SOBRE A AUTODEGRADAÇÃO

A autodegradação torna-se uma segunda natureza, isto é, começa a fazer parte de nossas vidas, quando começamos a descuidar de nossa aparência: Alimentação, dentes, pele, cabelos, prática de exercícios regulares, vestuário. Geralmente nem notamos que estamos nos colocando em posição inferior quando somos negligentes com o nosso corpo físico.