História de Sabedoria

Um jovem que estava preste a fazer uma grande viagem, resolve fazer uma visita a um velho morador da região conhecido pela sua sabedoria e pelos seus ensinamentos e conselhos.

Faltavam três dias para a viagem e num ato de prudência o jovem sem pestanejar vai até a região onde morava o ancião, uma região montanhosa, bem arborizada e havia um pequeno riacho de águas límpidas que brotavam por entre as pedras e árvores.

Chegando próximo da choupana já podia sentir a paz e harmonia do lugar, apenas cantos de pássaros e o ruir de uma pequena cachoeira um tanto pobre de águas, mas que tinha o seu encanto, ao longe avistou uma grande árvore que fazia frente ao riacho e sentado embaixo dela o mestre a quem ele vinha à procura.

Depois de expor os seus problemas sobre a viagem, perguntou incisivamente ao velho se deveria realmente fazer a viagem, dizia que estava apaixonado, deixaria pai, mãe, irmãos e amigos para ir a uma terra distante viver com a sua amada.

Logo após o exposto, o mestre que com um falho seco riscava o chão enquanto ouvia o jovem, levantou os olhos e disse ao jovem o que você lê em meus rabiscos no chão?

O jovem olhou, olhou, virou em outra posição e continuou olhando...

Nesse momento o mestre disse: - somente me responda o que lê quando tiver realmente certeza do que está escrito aí, e se afastou do jovem por algum tempo, cerca de duas horas, já al entardecer retornou ao jovem que estava sentado na pedra onde antes estava o mestre e então perguntou: - O que você lê? E o jovem respondeu nada é só um emaranhado de riscos.

O ancião concluiu:

Eu sei o que escrevi, mas para você nada significa, os seus pensamentos estão como o emaranhado de riscos por esse motivo está aqui, procure lugar seguro para suas decisões e somente depois viaje, na dúvida fique em segurança.

O Poeta da Solidão
Enviado por O Poeta da Solidão em 14/12/2017
Código do texto: T6199007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.