Ano Novo - Planejamentos

“Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. (Tiago 4. 15b).

Um ano se finda, um novo ano começa. Quantas águas passaram? Quem sabe o que está por vir? Alguns planos falharam, outros foram conquistados. Novos planos são elaborados, outros são renovados. Perdemos pessoas queridas e crianças chegaram com toda alegria. Existe ao mesmo tempo saudade e esperança.

O ano de 2017 passou. A pergunta mais frequente é: o que fizemos este ano? Com toda certeza executamos muitos projetos produtivos e lucrativos, certamente também fomos improdutivos e prejudicados em outras atividades. A vida senoidal que temos está para alegrias e tristezas como o gráfico está para picos e vales.

O ano de 2018 começa. Os desejos são inúmeros: queremos ganhar dinheiro, amar mais, viver num país honesto, ver a cidade em paz, etc.

Eu não conheço você que me lê nesse instante, mas peço encarecidamente que me permita lhe oferecer um conselho, na verdade este conselho vem do texto de Tiago, o irmão de Jesus.

Agora, prestai atenção, vós que aclamais: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá nos estabeleceremos por um ano, negociaremos e obteremos grande lucro”. Contudo, vós não tendes o poder de saber o que acontecerá no dia de amanhã. Que é a vossa vida? Sois, simplesmente, como a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis afirmar: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Entretanto, estais agora vos orgulhando das vossas capacidades. E toda vanglória como essa é maligna. Refleti sobre isto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

(Tiago 4. 13-17).

Precisamos colocar os nossos planos nas mãos do Senhor, se ele quiser vamos ter possibilidades de cumprir com os planejamentos. É claro que nossos planos incluem o trabalho e queremos buscar empreendimentos que dêem lucros. Sim, também planejamos nossas férias, e queremos conhecer outros lugares, cidades e países. Mas se tivermos em mente que “o quando”, “o onde”, “o quanto tempo” e “o que acontecerá” não depende de nós, vamos ser mais atenciosos com Deus e com as outras pessoas.

Eu fico curioso com o final dessa citação de Tiago, pois ele vai falando das pessoas que pensam ter a vida nas próprias mãos, então ele conclui dizendo: “quem sabe que deve fazer o bem e não faz comete pecado”. Nesse contexto, fazer o bem é submeter-se à vontade de Deus que vai muito além do que planejamos ou idealizamos e, certamente, nos direciona a outros com oportunidades de fazermos o bem de tantas outras formas de acordo com nossa capacidade.

Que 2018 seja um ano para vivermos os planos de Deus.

Feliz ano novo a todos!

São os meus sinceros votos.

Willian C. Martins