A MENINA PERDIDA

Há uma menina esquecida.

Todos a procuram sem a encontrar.

Dizem que se perdeu nas ruas ou talvez esteja encarcerada em algum lar

nas vielas, nos recantos do mundo, perdida, uma menina pequena

indefesa, sem saber o que fazer.

Outros dizem que a menina foi invadida pela guerra nalgum lugar perdido no mundo, e padece de fome, de sede e frio.

Ou talvez esteja refugiada em algum lugar que ninguém sabe onde.

A menina pequenina é procurada noite e dia por pessoas calorosas de se sentirem boas. E, fazendo o bem, vão em busca da menina. Acendem uma vela, fazem uma prece, viajam em sua busca, em lembranças de infância, em pensamentos cheios de esperança, buscam encontrá-la no mar do esquecimento.

Onde andará a menina?

Dizem os mais velhos que a menina vive à noite olhando as estrelas em algum lugar solitário.

Outros dizem que ela deve ter se escondido numa floresta e brinca em cima das árvores com os passarinhos.

E lá se vão as pessoas à sua procura, mas tempos depois retornam de mãos vazias. E bradam: - Talvez a menina não exista!

O certo mesmo é que nunca ninguém chega a uma conclusão!

E compram, vendem, bebem, comem, viajam, escrevem, namoram, casam, têm filhos vivem em busca de suprir a falta da menina. Ano após ano, fazem promessas para, ao encontrá-la, deixar que ela viva entre eles amada, e cuidada para que nunca mais se perca. Sempre assim: ano após ano, listas de boas maneiras e mudanças de vida, rituais, tudo para ter a sorte de encontrar a menina e mudar o mundo.

Contudo, um sábio que ninguém ouve sabe onde se encontra a menina. Mas as pessoas andam tão desesperadas e preocupadas na sua busca desenfreada que não param para ouvi-lo.

Eu o ouvi dizer que a menina perdida está mais perto do que todos imaginam... A menina se chama PAZ e mora dentro de cada um de nós. Basta deixar a voz da consciência falar, ouvir o coração, e chamá-la com brandura:

- PAZ vem cá?

Ao se pronunciar seu nome algumas vezes e quando estiver atento a tudo que está ao seu redor, quando você se colocar no lugar do outro e fizer o bem sem querer nada em troca, a menina aparecerá e começará a crescer...

Lembro-me de uma sabedoria antiga que diz:

“Onde há paz, há amor. Onde há amor, há Deus. Onde há Deus, nada falta.”

Paula Belmino