FEBRE AMARELA

1 - O que é febre amarela?

É uma doença causada por um vírus chamado amarílico ou vírus da febre amarela. Essa doença pode ser de curta duração ou evoluir para formas graves podendo levar à morte.

2 - Quais os principais sintomas da doença?

As manifestações iniciais são: febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Após três a quatro dias a maioria dos doentes (85%) recupera-se completamente. Quando a doença evolui para a forma grave há aumento da febre, diarreia, reaparecimento dos vômitos, dor abdominal,

icterícia (olhos amarelados, semelhante à hepatite), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) e ocorre funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins.

3 - Existe tratamento específico para a doença?

Não há tratamento específico, sendo apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente em ambiente hospitalar.

4 - Como a doença é transmitida?

O vírus da febre amarela é transmitido ao homem através da picada de fêmeas de mosquitos infectadas. Esses mosquitos são chamados de Haemagogus e Sabethes, vivem em área de mata, principalmente nas copas das árvores.

5- Como posso me prevenir contra a doença?

Vacinando-se contra a febre amarela. A vacina é um direito seu e está disponível nas salas de vacinação das unidades de saúde pública.

6 - Quem precisa ser vacinado?

Todas as pessoas maiores de 9 meses de idade que moram nas áreas com recomendação de vacina contra febre amarela e os viajantes que se deslocam para essas áreas, que não foram vacinados nos últimos 10 anos.

7 - Existe algum grupo com maior risco de pegar febre amarela?

Sim, as pessoas não vacinadas que entram nas matas localizadas nas áreas com recomendação de vacinação, em especial, ecoturistas, caminhoneiros, agricultores, lavradores, entre outros.

8 - Eu já tomei a vacina, preciso tomar uma nova dose?

A vacina protege a pessoa por 10 anos. Se você tomou a última dose há mais de 10 anos e reside ou vai viajar para alguma área com recomendação de vacina, precisa ser revacinado.

9 - Ao sair do posto de vacinação, já estou protegido?

Não. São necessários 10 dias para uma pessoa ficar protegida da doença.

10 - Existe contraindicação para vacinar?

Sim, as principais são:

• Menores de seis meses de idade,

• Grávidas,

• Pessoas com alergia a ovo e seus derivados,

• Portadores de doenças com imunodepressão transitória ou permanente

(cânceres, lúpus eritematoso, HIV/AIDS, entre outras) e em tratamento com medicamentos à base de corticoides.

Fonte: http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/zoonoses/publicacoes/Febre_amarela_informacoes_para_populacao.pdf

DEUS É BOM!!!

DIVE: DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA- SANTA CATARINA
Enviado por João Carlos Lima Ferreira em 31/01/2018
Código do texto: T6241437
Classificação de conteúdo: seguro