Não é força, é jeito

Não adianta tentar mostrar o quão forte você é. Sempre terá alguém mais forte que você. Hoje ou amanhã, na juventude ou na velhice. Uma metáfora para ser aplicada em todos os setores da nossa curta caminhada neste plano da vida infinita.

A palavra que nos faz passar pelos obstáculos da vida, que são tanto maiores e mais duros quanto o for também nossa vaidade, é resiliência. A capacidade de envergar, em meio a uma ventania, sem quebrar.

E assumir as responsabilidades de nossa vida, entender que cada um leva a vida que elegeu para si, que ninguém é responsável por nossa infelicidade, é uma parte importantíssima deste processo.

Não vale a pena passar a vida inteira, como uma criança mimada, amaldiçoado a tudo e a todos, resmugando que o problema é sempre o outro. Até porque o outro deste outro, somos nós.

A mesma energia que gastamos para brigar e afastar todos de nós, podermos investir, com menos dor, para mudar a maneira que enxergamos o mundo e que lidamos com ele.

E o mundo não é apenas o que vemos no noticiário, distante para nós. Mas aquele em que estamos inseridos de forma mais efetiva, seja no trabalho, onde ficamos pelo menos oito horas por dia, seja a familia, seja os amigos. Inseridos, é bom não nos esquecer, não pelo acaso. Mas pela providência divina, pela lei de ação e reacao, não importa o rótulo que usemos.

Mudar é dificil. Pois, neste processo, alguém vai desaparecer e vai surgir alguém novo. Alguém que vai tornar, o único, aliás, capaz disso, o nosso mundo melhor. E pelo nosso exemplo, tornaremos o mundo de muitos melhor.

O filósofo Maquiavel dizia que é interessante ser amado e ser temido. Mas que se não puder se ter os dois, melhor o ultimo.

Já o gênio Charles Chaplin, na sua obra O Grande Ditador, onde satiriza Hitler, diz que o vilão não é ali de todo desdenhado. Pois o fato de ser achar o maior já é algo digno de pena. "Não existe nada mais ridículo, do que querer dominar o mundo imenso, indomável ". (Chaplin)

Palmas para o gênio do riso, que chegava aos corações e era, por isso mesmo, amado. Pobre Maquiavel.