Julgamento sobre a dor do próximo

O lugar do homem na senda construtiva é na construção interpessoal. Não se pode aprender sem professor, sem material, sem contato ou meio de informação. No que concerne o entendimento, verifica-se a necessidade das ações para gerar aquilo que lhe trará bem estar. Não é possível comprar a paz ou obtê-la de prontidão sem esforço para encontrá-la em si. E nem é mais necessário dizer que paz é aquele encontro com Deus em si ou a obra do tudo dentro de cada um, para aqueles que preferem não lidar com nomeações. Todos sabem como encontrar a paz, mas preferem tentar encontrá-la por outros caminhos aparentemente mais fáceis, momentaneamente.

O indivíduo que raciocina e quer seu bem sabe que medir esforços deveras vezes é o mesmo que passar por experiências um pouco desgastantes.

Aquele que quer ter uma formação ou título deverá abdicar horas de sono para dedicar-se ao estudo comprometedor, comprometendo-o à conquista. O indivíduo que necessita de um produto, tem de fazer o caminho ao mercado, mesmo na dificuldade ou até mesmo cansaço. Então são esforços variados de conformidade ao que cada um realmente precisa. Não nos cabe o julgamento em pensar que a ida ao mercado é mais fácil do que estudar por alguns anos para se formar em primeiro, segundo ou terceiro grau, se aquele que precisa ir ao mercado pode possuir alguma enfermidade que o impossibilite de fazer esta tarefa, considerada mais simples. Assim é a vida e os seres viventes, uns percorrem por caminhos considerados "simplificados", mas guardam em sua bagagem mental ou física, preocupações ou certas limitações aos quais não enxergamos ou compreendemos. E muitos de nós nos dirigimos aos irmãos que sofrem com frases ríspidas e sem consideração como "isso não é nada", "sua dor não é pior que a minha", ou "não seja ingrato, pois o outro fulano é quem tem do que reclamar".A frase para retificar o pensamento distorcido do irmão que sofre, mais indicada seria "não entendo exatamente o que passa, mas o que passa há de vir um dia passar. Todas as dores e mágoas, pois estamos juntos para entender, sentir e eu estou aqui não só porque te quero bem, amo e também preciso da sua companhia perto da minha, te reconheço como alguém importante para mim, como jamais pude dizer, mas sinto e estou aqui para te amar e auxiliar aonde estiver em corpo e pensar."

A frase de amor e compreensão quebra muito dos paradigmas cujo ser sofrente pensa em ser julgado. Aquele que se angustia não precisa de mais energias deletérias. Muitas vezes se sente não representado ou irreconhecido. O ser humano tem sede do reconhecimento, mesmo que seja característica de orgulho ferido. E no patamar em que nos encontramos, precisamos reelaborar o nosso meio de falsas ideias, pela Verdade que salva, ou seja, dar o reconhecimento ao próximo, mas não por alimentar o sentimento adoecido, e sim para reanimar a nobreza interior que nele dorme.Palavras de reconhecimento transformados em palavras de amor: "você para mim é importante". Quando que em vida paramos para exaltar a boa qualidade de outrem? Julgamento atrás de julgamento que adoece quem deverá ir ao mercado ou quem irá se formar. Não importa se o mercado é ao lado ou em outro bairro ou cidade, não importa se o indivíduo sofre na busca pela formação do ensino de primeiro, segundo ou terceiro grau, toda tarefa não é simples, toda tentativa não é em vão. Cada um percorre o caminho que lhe é necessário, e ajudemos neste percurso com as palavras de reconhecimento em busca do Verdadeiro Amor Fraternal.

Patrícia Campos 05/07/2018