OS SEGREDOS DO JOÃODEPAULA.... JOÃODEPAULA

OS SEGREDOS DO JOÃO DE PAULA

ESCRITOR, JORNALISTA E HUMORISTA.

FIQUE POR DENTRO

Por: Battisti Bulcão

Vamos conhecer quem é João de Paula: a verdade nua e crua, o que ele pensa, como vive, o que ele faz de melhor.

O cearense João Batista de Paula, 55 anos de idade, casado há 22 anos com a Sra. Expedita Maciel, escritora, vive na Bahia há 35 anos, dedicados ao jornalismo com passagem em vários Jornais da Capital e do Interior como repórter, tendo como exemplos; Jornal Tribuna da Bahia, Correio da Bahia, Jornal Agora, a Região, Tribuna do Cacau, onde foi editor do Jornal Sucesso e o Produtor, sendo um dos colaboradores do Jornal Direitos. Tem passagem pela Universidade Estadual do Sul da Bahia- Uesc, no curso de Letras.

João de Paula durante seu percurso jornalístico, obteve destaques em várias reportagens: sendo um dos jornalistas premiados e homenageados do Sul da Bahia, com troféus e diplomas em reconhecimento as suas atividades profissionais e literárias no campo das Letras.

É membro do Clube dos Poetas do Sul da Bahia e membro efetivo da Associação Bahiana de Imprensa – ABI . Autor de Seis Livros de Autoestima, contextos que geram felicidade pela fé, esperança, servir, otimismo, humor e bem viver.

Nos últimos anos tem sido destaque na Internet com seu humor hilário, em mais de 2.500 fotos, sendo o próprio mentor e o ator das fotos hilárias; e legendadas com frases picantes e malditas, gerando felicidade através do riso, conquistando admiração de uns e contestações de outros, embora tenha dito que o riso é para os tolos, sendo ele o tolo número um, tolo bem sucedido, tolo amoroso, tolo conhecedor da verdade.

Quanto aos contextos literários, o jornalista e escritor, costuma dizer: Deus é o primeiro poeta. Deus é poeta.

Vamos viver bem sempre, com gratidão e emanando o que é verdadeiro, bem e belo.

Fique por dentro de suas ações, antes de fazer um julgamento impuro, porque a vida é muito boa, a vida de amor, a vida de paz, a vida de bondade, a vida de sinceridade, a vida de bem-estar e alegria.

Você tem credibilidade no que faz e no que diz?

Sim. Tenho uma ampla formação cultural a respeito das culturas Materialista e espiritualista, com uma visão ampla das coisas que nos acercam. Leio bastante e tenho vivencias, onde procurei manter sempre o equilíbrio das coisas, sem causar danos a ninguém, sem sofrimento, sem medos, sem mentiras, sem trapaças, acreditando sempre em único Deus. O criador e doador de toda vida. O superior racional.

Você é um dos jornalistas atuante, sem medo de falar a verdade e mostrar a realidade tal como ela é. Por outro lado, acredita na bondade do ser humano, na perfeição e confiança. Não é contraditório?

Não acho que seja contraditório, porque o homem não pode viver alienado, com medo, com receios de ampliar seus conhecimentos. Achar que tudo é igual, que todos são iguais, não é uma visão macro das coisas que vivemos. Neste sentido, o nível de cada cidadão é pautado no que tem de vivencia e no que ele acredita, no amor, na família, na educação, na religião, nas boas amizades e na convivência com as outras pessoas, sem lamuriar, sem sofrimentos, sem misérias, sem doenças, sem ostentação, além da obediência às leis de Deus, que afirmam e garantem um caminho de verdade e vida.

Como viver em meio a pobreza, conflito e doença; e escrever mensagens de boas maneiras, bondade e cortesia?

A vida é algo mais do que aquilo que os nossos olhos vêem. Pobres sempre existirão. Doenças sempre existirão. Sofrimentos e Ostentações, Injustiças sociais, ou mais, sempre existirão. Nosso papel é o de crer em Deus, na bondade das pessoas, eliminando a maldade, o ódio, o rancor. Nascemos para sermos felizes e amados de Deus. Servir é uma arte. Deus serve aos homens, mas não é criado de nenhum deles. Deus é o primeiro criado. A nossa elevação espiritual e o nível de felicidade estão pautados nisso: no servir, em fazer bem feito as coisas que sabemos fazer para a felicidade nossa e da humanidade.

Você é um cidadão de respeito com base educacional familiar, escolar e religiosa, comportamento sincero e de boa praça. Alguém em quem a gente pode confiar! Não acha imoral se expôr tanto através das fotos que você diz ser de humor?

Não, acho. Há para cada coisa um tempo determinado por Deus. Não é porque o palhaço rir com você, que ele seja seu amigo. Então, é hora da gente saltar de felicidade, com risos e gargalhadas. Rindo à toa das coisas engraçadas ou hilárias. Tudo tem um motivo e razão de ser. O bonito é praticar o bem, gerar paraíso terrestre, a terra santa, boas amizades e irmandades, não julgar e nem oferecer o pior. Edificar sempre templos as boas virtudes.

Tenho dito: Não sou 100 por cento inútil. Sirvo de mau exemplo.

Quero dizer: tudo tem um motivo e uma razão de ser de baixo dos céus, na terra, no mar. O time de Judas e o Time de Caim sempre estão presentes no meio de nós.

Vamos viver sem agredir ninguém e nem a natureza; o meio ambiente, as plantas, as aves e os animais, respeitando as individualidades de cada cidadão.

Acreditar que a beleza vem de Deus e manter a ordem, o respeito, a disciplina a obediência às leis da sociedade em que vivemos, nos tornam cidadãos respeitosos e admiráveis. É assim que penso, é assim que vivo. Não ando rindo à toa em velórios e nem desrespeitando ninguém em suas individualidades.

Você não se importa com a descriminação, a opinião subjetiva das pessoas, que ficam colocando você a margem do caminho, correndo seu nome à boca miúda?

Fico a imaginar até onde vai a maldade humana. Às vezes, eu mesmo fico rindo com o julgamento e o falatório de quem quer falar alguma coisa; julgar, apontar falhas, tirando uma ação de Deus: O julgamento.

Não fico triste e nem me aborreço, porque tenho formação pessoal e sabedoria para distinguir o joio do trigo, o sal do açúcar, as flores e os espinhos, além de detectar os falsos elogios. Meu negócio é fazer os meus amigos rirem. Então, faço minha defesa ao nível de cada julgador. Ser do Bem sempre.

O que dizem, realmente, os teus amigos?

Acredito que sem querer tenho ampliado a associação dos meus “ex“ amigos. Por outro lado, acredito também que tenho ampliado a lista dos meus amigos, amigos fieis e dedicados, amigos que sabem quem sou, que sabem quando estou brincando ou falando sério, que sabem das minhas boas intenções, embora o inferno, dizem, está cheio delas.

Na verdade, adoro todo mundo. Os falsários, os invejosos, os que tentam jogar carvão na minha roupa branca. Digo sempre: vamos rir muito mais. Tudo passa. Amanhã é um novo dia.

Os que jogam pedras, carvão, os que tentam macular seu nome, sua pessoa, os que criticam, que chamam você de gay, baitola, transformista, ou tentam denegrir sua imagem, isto não te incomoda?

Penso assim: as pessoas devem ter inteligência superior e um nível elevado para distinguir o que é ficção de um fato real; o ator e o papel. O cidadão e o personagem. Eu nunca pensei que eu ia ficar famoso por causa da bunda.

No dia-a-dia, sou o que sou. Respeitoso com todos, amável, gentil, cortês, sincero, não busco olhar a maldade em ninguém; e amplio o meu amor, minha tolerância, minha humildade. Procuro a cada dia viver sem omitir o bem, sem guardar rancor, nem ódio, nem ira, nem lamúria, nem a ingratidão.

Não fica com vergonha?

Não, mesmo. A vida continua. A entrada e a saída da vida é igual para todos. Por isso, brinco, faço meu humor, porque tem gente que é todo comedido, achando que é imortal, agindo igual os hipócritas. Nesse julgamento, não peco.

Quem é, realmente, João de Paula?

João de Paula é um amigo simples. Não sou médico, mas tenho dito: Para meus inimigos- aqueles que se dizem meus inimigos- todos os remédios possíveis; e para os meus amigos, nenhum remédio. Nada sintético.

Não bebo, não fumo, não uso drogas, não tenho nenhum vício.

Vivo para servir, ser gente do bem, ajudar as pessoas, a propagar o belo e a vida bela. O sucesso que se sucede, sucessivamente, sem cessar.

Por que essa bofetada nas pessoas com suas fotos esdrúxulas?

Porque existem muitas pessoas arrogantes, com nariz empinados, andando sempre de salto alto, que não gostam de flores, que não acreditam na humildade, achando que são donos da verdade, achando que o poder e a fama não passam, que não serão visitados pelo senhor da morte. E, aí, faço minhas resenhas, acrescentando sempre que o imprevisto não manda aviso prévio.

Por onde você anda: quais seus procedimentos e atitudes?

Por onde ando faço de tudo para não omitir o bem e procuro despertar a gratidão das pessoas, a bondade, a beleza do seu coração.

Não gosto de lamuriar, reclamar, xingar, amaldiçoar. Para mim tudo está dentro da ordem, tem uma razão de ser. Atraímos pessoas do bem e do mal, mas temos que vencer cada uma com a oração, com os bons tratos, com a boa educação, com a gentileza, com o presente que somos em vida. Se não formos aplaudidos e recompensados por elas, por nossas atitudes benignas, temos Deus que nos fará Justiça.

Vamos ser útil. Vamos amar muito mais. Vamos rir com ou sem fotos. Vamos acreditar no sorriso de Deus.

Este chão sou eu...Chão de estrelas. Chão de lodo e lama.

João de Paula
Enviado por João de Paula em 09/09/2018
Código do texto: T6444038
Classificação de conteúdo: seguro