ESTUDO DOS FLUIDOS

Os Espíritos nos ensinaram Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. O fluido cósmico universal, é a matéria elementar primitiva, causa primária de todos os demais fluidos: magnético, elétrico, espiritual, vital, etc. As modificações e transformações do fluido cósmico universal dão origem a inumerável variedade dos corpos da natureza. Como princípio elementar universal, se apresenta em dois estados distintos: o de esterilização ou de imponderabilidade, que se pode considerar como estado normal primitivo e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consequência do primeiro. O fluido é transformado em matéria tangível, mas não de uma maneira brusca, apenas intermediando a transformação. Nasce daí os chamados fenômenos especiais tanto no mundo visível, como no invisível (fenômenos espirituais).

O fluido universal no estado de esterilização não é uniforme, passa por modificações tão variadas em seu gênero, e mais numerosas talvez, do que no estado de matéria tangível. Para os Espíritos, que em si são fluídicos, ele tem uma aparência material quanto à dos objetos tangíveis para os encarnados. São para eles os que para nós são as substâncias no mundo terrestre, eles as elaboram, as combinam para produzir efeitos determinados, como fazem os homens com os materiais, embora com processos diferentes – usando a força do pensamento -. Isso explica as construções realizadas nas colônias espirituais.

O fluido vital, ou princípio vital, é aquele que fornece a vida para os corpos orgânicos. O Livro dos Espíritos na pergunta 66, afirma que o princípio vital é o mesmo para todos os seres orgânicos, sofrendo modificações segundo a espécie. “É ele que lhes dá movimento e atividade, e os distingue da matéria inerte; pois o movimento da matéria não é a vida; ela recebe esse movimento, não o produz.” Na resposta dada a Kardec, o Espírito Superior destaca que a matéria inerte não tem movimento, mas não diz que não tem vida. Diz que o movimento é fornecido pelo fluido vital. Kardec exemplifica da seguinte maneira: “O conjunto dos órgãos constitui uma espécie de mecanismo, impulsionado pela atividade íntima ou princípio vital que neles existe. O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo em que o agente vital impulsiona os órgãos, a ação destes entretém e desenvolve o agente vital, mais ou menos como o atrito produz o calor.”

Na pergunta anterior, de número 65, o Espírito superior diz: “Ele tem como fonte o fluido universal; é o que chamais fluido magnético ou fluido elétrico animalizado. É o intermediário, o liame entre o Espírito e a matéria.” A vida independe do pensamento e da inteligência, que são atributos do Espírito, mas ela só existe na presença do fluido vital.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 13/10/2018
Código do texto: T6474921
Classificação de conteúdo: seguro