Em abril de 2013, as dores no ombro esquerdo do meu neto Leonardo, então com 13 anos, exigiram que ele procurasse um ortopedista. De início meu filho e minha nora pensaram ser apenas um “mau jeito” já que os adolescentes as vezes passam horas fazendo movimentos repetitivos nos games e até dormem por cima do braço.

O médico fez um Raio X e, em seguida, uma tomografia computadorizada, Sua experiência indicava um prognóstico de um tumor no úmero esquerdo que depois confirmou-se no A.C.Camargo, tratar-se de um osteosarcoma de alta malignidade. Cirurgia realizada, colocada uma endoprotese na articulação do ombro esquerdo.

Meses depois, durante o acompanhamento,aoareceram nódulos pulmonares que não puderam ser extirpados (metástase ) e, em 1º de maio de 2015, meu amado neto se despediu desse plano. Porque estou falando isso, num grupo que diz justamente que o câncer tem cura? Na realidade esse grupo é um grupo de pessoas vivas, graças a Deus, pessoas que pensam, que as vezes se desanimam, outras vezes são tomadas pelo otimismo. Importante é refletir sobre a importância que damos à vida, à família e aos nossos amigos. Como disse numa postagem feita esta noite, o câncer não é uma sentença.

Me recordo que na minha infância as pessoas nem ousavam falar o nome da doença. Ainda hoje, por ignorância ou por preconceito, as pessoas se sentem agredidas quando ouvem alguém falar: __”Estou com um câncer”. Meu neto viveu 15 anos, passou pelas quimioterapias, cirurgias nos pulmões, sofreu com drenos, teve “mucosite” como reação da quimio, porém, lutou bravamente até o último instante.

Obviamente, a tristeza foi muito grande, porém, alguém me corrigiu quando disse que perdi meu neto. Esse amigo me disse: __Ninguém perde para Deus. Ah, o lado bom da história, é o legado que meu neto deixou. Ele era Youtuber e seu canal tinha pouco mais de 20 mil seguidores. O que ele ganhava com a monetização de seus vídeos era utilizado para comprar seus joguinhos e despesas pessoais.

Ele sempre teve um coração enorme, certa vez, comprou 18 lanches no Macdonald’s e distribuiu para a garotada na ponta da feira. Ele estava interessado apenas nos bonequinhos para a coleção. Quando estava fazendo tratamento lá no Hospital do Câncer, ao sair do restaurante falou com minha filha que queria dar algo especial para um adolescente maltrapilho em frente ao estabelecimento . Minha filha quis dar uma quentinha, mas ele retrucou: __ “Não tia, almoço ele deve ganhar todos os dias, eu quero dar uma barra gigante de chocolates para ele. Falaria horas e horas a respeito dele. Um sonho que ele tinha era ter 100 mil seguidores no Youtube, e, após sua morte, alguns Youtubers generosos pediram para que seus seguidores se inscrevessem no casal do Leonardo (MIGHTY ETERNO) e dois dias depois ele estava com mais de 200 mil seguidores.

Ele pediu para ajudar o Médico sem Fronteiras e, meu filho assim procedeu mesmo após o falecimento dele. Recentemente, o canal fez parceria com o GRAAC, entidade que cuida de crianças com câncer e continua mantendo vivo o canal desse neto maravilhoso. Essa doença representa uma batalha e em todas as batalhas existem os que saem ilesos, outros saem marcados, alguns tombam no calor da guerra, porém, aqueles que não desertam jamais podem ser considerados vencidos.

O legado por ele deixado o mantém vivo na minha e nas mentes de nossos famíliares e amigos. Na semana passada o Leonardo foi homenageado (IN MEMORIAM) lá no GRAAC e lá estive com muita honra junto com meu filho.

Por último, desejo de coração  a você que  esteja enfrentando essa tempestade, que ela passe logo e que você chegue ao porto seguro da alta médica e que não haja qualquer recidiva. Uma coisa é certa, manter a esperança, o ânimo resistente, faz toda a diferença.