O Fluido espiritual

A imaginação mata a imaginação cura, a imaginação fortalece. Um dia saberemos que o pensamento pode realizar a recuperação orgânica do corpo, que é a ação da força vital. Ela é idêntica à que realiza sugestões. O fluido vital realiza cura, opera cicatrizações de feridas. É ele que drena o organismo, que elimina escoriações, que faz a fagocitose, que preside a todas as defesas naturais do organismo. Antigamente, julgavam milagres ou estigmas. Hoje sabemos que eles partem da grande força mental do homem, que o leva a apresentar no corpo os estigmas do Cristo.

O Espírito ainda precisa ser estudado, ele não é somente o princípio pensante, porém, muito mais que isso: é ao mesmo tempo força organizadora e força do pensamento. Foi a alma que engendrou o corpo, seu veículo físico, portanto, a alma é que comanda a indumentária física – o perispírito. Em O Livro dos Espíritos, pergunta 64 : “Vimos que o Espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do universo. O princípio vital formaria um terceiro? Na resposta dada a Kardec, os Espíritos Superiores dizem: “É um dos elementos necessários à constituição do universo, mas tem a sua fonte nas modificações da matéria universal. É um elemento para vós, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois todos procedem de um mesmo princípio. Ele é uma modificação do fluído cósmico, a matéria elementar primitiva.”

O fluido espiritual é aquele destinado ao desenvolvimento da inteligência; envolve a matéria cerebral, tornando-a mais ou menos flexível. Portanto, o cérebro é o reservatório e a sede de impulsão e direção dos fluidos espirituais, nervoso e vital. No corpo físico, além do fluido vital que circula nas veias, misturado ao sangue, influindo na sua qualidade e, por conseguinte, na organização humana. O encarnado possui o fluido nervoso, que serve para imprimir elasticidade aos músculos, nervos e articulações, e o fluido espiritual, que envolve a matéria cerebral.

A mente é a orientadora desse universo microscópico, em que bilhões de fluidos e energias consagram-se a seu serviço. As células nervosas, entidade de natureza elétrica, constantemente se nutrem de fluidos. No corpo humano fluido e energia trabalham juntos para que o Espírito se mantenha no comando do corpo físico, são eles que dão vitalidade ao corpo. O Espírito é o chefe. Os fluidos e energia são instrumentos de que se serve o chefe para suas necessidades.

Não devemos esquecer de que o perispírito é composto de fluido cósmico universal e de que a energia se encontra no duplo etéreo, nas chamadas rodas energéticas.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 07/11/2018
Código do texto: T6496691
Classificação de conteúdo: seguro