A RAZÃO, OS SENTIMENTOS E AS AÇÕES HUMANAS ....

Acho que este texto ainda permanece atual.

A própósito do episódio "RENAN" ... lembremo-nos:

"A VINGANÇA É UM PRATO QUE SE COMO CRU " !!!!!!

Vamos serenar os ânimos, nos UNIR e LUTAR COM NOSSAS ARMAS:

AS PALAVRAS, porque é o que temos de mais precioso !!!

PALAVRAS DA @Mensageir@:

A RAZÃO OS SENTIMENTOS E AS AÇÕES

HUMANAS: É HORA DE AGIR !!!

Nídia Vargas Potsch

O homem é um ser pensante e portanto,

"questionador" por natureza ... Sempre procurou e procura respostas, desde as mais simples às mais complexas. Esta é uma situação permanente na existência do Homem. Suplantar seus desafios de vida, eis a questão !!!

Mas o homem não é somente este ser "racional" que se apresenta aos nossos olhos, é também um ser "emocional", possui imaginação, fantasias e principalmente, emoções e sentimentos ... Imaginar, sonhar, criar, realizar desejos ... eis nossa função primeira ...

Devemos, deste modo, incluir aí os nossos valores, sejam eles culturais, filosóficos, espirituais ou morais, por serem parte integrante de nossas vidas, cujo sentido existencial serve de base para toda e qualquer atividade anterior ou mesmo posterior à Razão.

Nossas reflexões do dia a dia nos possibilita e permite distinguir e rejeitar os valores que nos são prejudiciais. Poderíamos diferenciá-los, legitimando aqueles que nos ajudam a compartilhar nossa existência e negando os demais ...

A Razão é necessária, sem ela não passaríamos de belos animais somente, mas não é a única interpretação válida para a realidade ... nem a suficiente .... A Vida e o relacionar-se com o outro, com os outros, é muito mais complexo do que podemos supor ... Mesmo a Ciência, não possui respostas completas ...

Para encontrar respostas a todas as nossas dúvidas e angústias; e, tentar encontrar um caminho para estes novos desafios que nos são propostos diariamente, precisaremos utilizar nossos conhecimentos mais do que nunca, mas, racionalmente, equilibrando nossos valores e sentimentos às nossas ações. A virtude está em saber dosar bem este equilíbrio. Cabe à nossa consciência saber dizer "sim" ou "não" a cada proposição que nos é apresentada ...

Se desejamos manter nossa Paz Interior, e promover a Paz junto a nossos familiares e amigos, assim como usar de compreensão para com o próximo, viver como seres humanos que somos e não simples animais, não basta apontar as "mazelas" morais existentes entre nós, valorizar este ou aquele problema ou discutir infindáveis fórmulas para resolvê-los ... o importante é o exemplo a ser seguido .... acima de tudo ....

Hoje temos um vasto conhecimento a nosso dispor, a Internet que nos apresenta diferentes assuntos os quais podemos discuti-los e vivenciá-los globalmente. Ouvimos rádio, vemos TV., muitos de nós lêem seus jornais diários pela manhã, temos variadas revistas à nossa disposição ...enfim, temos muitas inquietações é verdade, mas, infelizmente, não agimos de acordo...

POUCO OU NADA FAZEMOS...

É HORA DE AGIR !!!

EIS AÍ O MAIOR DESAFIO DO HOMEM !!!

Nídia Vargas Potsch

@Mensageir@

Rio, 04/10/2001

Nídia Vargas Potsch
Enviado por Nídia Vargas Potsch em 13/09/2007
Código do texto: T650814