Pequenas observações sobre o comportamento humano

O ser humano, com os seus defeitos e virtudes, não é guiado essencialmente através de instinto. Em contrapartida, possui livre arbítrio, consciência e capacidade de querer bem ao próximo. Diante de todos esses dons, pode tomar decisões justas e moralmente corretas.

Com toda a convicção, a atitude e procedimento aceitáveis de uma pessoa são o resultado de lhe terem ensinado os preceitos morais e éticos, a partir da infância. É por essa razão que muitos têm conceitos opostos, a respeito do que é certo ou errado. Por outro lado, essas desigualdades podem ensejar mal-entendidos, intolerância e, inclusive, rancor, primordialmente quando fatores como cultura, meio social e religião exercem dominante influência.

Na minha concepção, o mundo ofereceria um melhor sentido de vida se o ser humano se regulamentasse a um conjunto de padrões que refletisse a verdade pelos aspectos moral e religioso, da mesma forma como obedece ao conjunto de leis que regem o Universo.

Esta pequena mensagem tem por finalidade sensibilizar o leitor a refletir, de maneira ponderada, em torno do polêmico assunto.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 15/09/2007
Reeditado em 21/09/2007
Código do texto: T653515