Gente leve é tudo de bom

Você pode conversar sobre coisas banais, como por exemplo: “Que dia quente. Bom para um happy hour ou um sorvete com alguém especial, não acham?” Ou sobre o teorema de Penrose-Hawking, transitando, inclusive de um extremo ao outro, com leveza das pessoas com as quais vale a pena conviver. As pessoas mais interessantes que conheço, aliás, falam sobre tudo, e isso é cultura vasta, sem desdenhar a opinião alheia. Sem a estupidez de achar que são os donos da verdade.

Você pode encontrar verdades para sua vida em Sociedade dos poetas Mortos ou em Harry Potter. Depende apenas do seu comprometimento com a verdade, em ser de verdade. Em ser honesto consigo mesmo e com os que seguem viagem ao seu lado.

Como já orientou o Filósofo grego, Sócrates, você não precisa ter medo de se questionar e mudar de opinião. Há muita sabedoria em reconhecer que nada se sabe. Que se sabe tão pouco a ponto de querer e empenhar-se para se melhorar a cada dia. “Tudo que sei é que nada sei.”

Não vale, então, sob pena de acabar sozinho e sem carinho. De ser abandonado por aqueles que um dia escolheram habitar sem eu coração, achar-se o dono da razão.

Caso queira viver com qualidade e rodeado de pessoas que vão te admirar, aprenda a ser leve. Aprenda a ceder, a encontrar sempre um meio termo. A vida é muito curta e naturalmente complicada para se viajar só.