AUTORIDADE DA DOUTRINA ESPÍRITA

Se a doutrina espírita fosse uma concepção puramente humana, não teria como garantia senão as luzes daquele que as tivesse concebido. Ora, ninguém neste mundo poderia ter a pretensão de possuir, sozinho, a verdade absoluta. Se os Espíritos que a revelaram se houvessem manifestado a apenas um homem, nada que lhe garantiria a origem, pois seria necessário crer sob palavra o que dissessem haver recebido os seus ensinos. Admitindo-se absoluta sinceridade de sua parte, poderia no máximo convencer as pessoas do seu meio, e poderia fazer sectários, mas não chegaria nunca a reunir a todos.

Deus quis que a nova revelação chegasse aos homens por um meio mais rápido e mas autêntico. Eis porque encarregou os Espíritos de a levarem de um pólo ao outro, manifestando-se por toda parte, sem dar a ninguém o privilegio exclusivo de ouvir a sua palavra. Um homem pode ser enganado e pode enganar-se a si mesmo, mas não aconteceria assim quando milhões vêem e ouvem a mesma coisa: isto é uma garantia para cada um e para todos. São realmente os próprios os Espíritos que fazem a propaganda com a ajuda de inumeráveis médiuns, que eles despertam por toda parte.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 26/02/2019
Código do texto: T6584762
Classificação de conteúdo: seguro