Porque sim! Porque não!

Mateus 19: 1-30

Quando Jesus disse sobre ser criança, claro, não se referia ao tamanho ou idade, nem mesmo à sua ingenuidade, mas creio que atentava para a sua capacidade de confiar, de obedecer. Criança acredita no que lhe é ensinado. É sabido que criança pergunta bastante, mas assim que suas dúvidas são pacificadas ela passa a ter certeza e suas respostas serão simples, indicativas de sua convicção e confiança em quem a ensinou.

Certo dia presenciei, durante a mensagem numa congregação que visitei, a preletora indagar uma criança com cerca de 6 anos sobre algumas questões referentes a assuntos aprendidos na EDB, no período da manhã. Todas as perguntas foram respondidas com três variantes apenas, sem nenhuma palavra a mais: porque sim, porque não e porque é! A preletora ficou desconcertada com a situação, mas pensei logo: qual o significado de respostas tão singelas?

• A criança aprendeu e acreditou. Não fica querendo questionar ou formulando conjecturas explicativas.

• Com relação ao reino de Deus é preciso que seja pela fé, que dá a certeza de que é verdade. Porque sim! Porque não! Porque é!

Algumas questões a considerar:

1. O que não devemos questionar sobre o reino de Deus? Hebreus capítulo 11.

• Ele existe! Verso 6.

• Como você sabe?

Por tudo o que ele criou, que fez, etc. Por tudo o que está escrito e foi vivido pelos antepassados.

2. Deus é amor! João 3:16.

• Porque Ele amou ao mundo que deu seu filho unigênito para salvá-lo.

3. Deus é justo! Deut 32:4.

4. Deus é fiel! I João 1:9.

Se conheço a Jesus, eu preciso ter essas certezas!

Sem as certezas eu jamais serei como menino, como ele disse. Jamais direi o Porque sim! Porque não!

A GRANDE RESPOSTA:

• Porque as coisas têm que ser assim, desta forma com Deus?

Resposta: PORQUE É!

• Porque é manifesta a certeza de que acreditamos e confiamos em Deus, sabemos que Ele existe e isso basta.

APLICAÇÕES PRÁTICAS

1. Claro que quanto mais conhecemos a Deus, mais porque sim e porque não teremos como respostas, ou seja, mais certezas teremos. Isso é o que determina o Porque é!

2. Por isso Jesus não estava se referindo às crianças como pequenos no tamanho ou pela ingenuidade apenas, mas pela certeza que a criança tem naquilo que lhe é ensinado e na confiança em quem ensina e sobre o que lhe ensinaram. Não é à toa que Provérbios 22:6 diz aos israelitas para que educassem os filhos desde pequenos no caminho para não ter problemas depois.

3. O que importa para Deus são nossas certezas nele, isso nos leva a confiar mais. Ele admite nossas dúvidas e erros quando são confessados, pois quer perdoar.

4. Por isso a importância de conhecê-lo cada dia mais, para que possamos responder sem pestanejar, como crianças, porque sim ou porque não! Sabendo que cremos pelo que Ele é. Então, Porque É!

Pelo que Ele fez, pelo que Ele disse, pelo que Ele prometeu.

DEUS É E BASTA!

5. O Porque é significa que o assunto está pacificado em nós e não temos mais dúvidas a serem questionadas.

João Carlos da Silva
Enviado por João Carlos da Silva em 24/04/2019
Código do texto: T6631267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.