Fantasia & Perversão Sexual

Fantasia & Perversão Sexual

A psicologia juntamente com a sexologia mostra que a mente do homem é dotada de fantasias sexual, fenômeno natural responsável para que todos os seres humanos alcancem o prazer e por fim o orgasmo.

Fantasia é imaginar, sonhar, desvendar, desejar. Tendo em vista que sem essa condição não existe desejo sexual (libido); a mesma é responsável pelo o aumento da excitação e em determinados casos como substituição da experiência real. Uma vez que a rotina e desgaste do relacionamento sexual diário ocasiona o baixo desejo entre os cônjuges com o passar dos anos, e essa degradação no relacionamento pode gerar oportunidade para a infidelidade conjugal.

No entanto, a Fantasia sexual não deve ser confundida com a Perversão sexual ou Parafilia, que são distúrbios psicológicos promotores de eventos bestiais não convencionais e pecaminosos abomináveis diante de Deus e da sociedade.

As pessoas gostam de fantasiar que estão em uma praia, hotel de luxo, ou em um ambiente diferente de suas residências, no momento que são amadas(os). Por outro lado, as mulheres adoram palavras sedutoras como: Você é linda; eu só amo a você, e outras frases que não são adequadas citar no nosso estudo, uma vez que estamos escrevendo um artigo que tem cunho teológico.

As seduções durante o coito de um casal cristão devem acontecer dentro da normalidade racional; mas com uma linguagem própria para o momento. De maneira que não é viável durante intimidade de um casal, uma das partes envolvida está orando, porque seria uma loucura. Mas conforme a Palavra de Deus, pode haver citação que tenha conotação erótica. Vejamos um pequeno texto no Livro de Cantares de Salomão.

Cantico 7:1-2-3

01 - Quão formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! Os contornos de tuas coxas são como jóias, trabalhadas por mãos de artista.

02 - O teu umbigo como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre como montão de trigo, cercado de lírios.

03 - Os teus dois seios como dois filhos gêmeos de gazela.

Percebe-se um deslumbramento entre o esposo para com a esposa, de maneira que não existe nada de pecaminoso no coito (TRANSA) de um casal que está regular diante de Deus. Mas quando a fantasia imigra para perversão e começa a se inserido filmes pornô, sexo livre, fetiche e imoralidade (indecoroso, vergonhoso, contrário ao pudor e libertino); então está configurado a Perversão Sexual.

Entretanto, o casal deve brincar quando estiver na cama praticando as preliminares, porque isso é uma ação saudável e natural para os que verdadeiramente se amam.

Eclesiastes 9:9

Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.

No entanto na perversão sexual os meios se transformam nos fins em um processo repetitivo, produzindo um padrão de conduta rígida, transformando-se numa compulsão opressiva (POC - Perturbação Obsessiva-compulsiva); que torna o ser humano em um uma máquina de gerar pecados libidinosos.

I Pedro 3:7

Igualmente vós maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, vaso mais fraco; como sendo vós os seus coerdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

O apetite sexual é um elemento que compõem a vida de um casal, que seja cristão ou não, uma vez que essa ação é algo natural que foi dispensado a todos como um dom de Deus. Assim como respiramos, dormimos, sentimos fome e sede, e devemos saciar essas necessidades básicas, também somos estimulados pelo sexo que depende de um fenômeno natural conhecido como libido.

A libido é chamada pela ciência como a força vital; de maneira que quando o ser humano perde esse impulso sexual, automaticamente começa um processo de depressão, fadiga, falta de força, motivação para continuar vivendo e etc. De maneira que o assunto sobre sexualidade não está sendo explorado pelos pastores das Igrejas evangélicas, o que incorre em um aumento de divórcio na comunidade cristã; na maioria das vezes por causas banais como a abstinência sexual praticada pelas pessoas, imaginando que dessa forma irão conseguir a santificação. Em outros casos encontramos a perda de interesse das esposas porque enfrentam uma rotina exaustiva de tarefas no lar; chegada de um recém-nascido; distúrbios fisiológicos de hormônios; atração por outro homem que lhe dar a sensação de amor e segurança, menopausa e o principal vilão que é a falta de criatividade na hora do sexo.

Esse evento acontece com as pessoas praticam apenas por obrigação ou rotina; desprezando as preliminares, um bom diálogo relacionado ao momento de desejo, tocar e beijar o corpo do companheiro livremente e dentro do consentimento de cada um; tendo todo cuidado para não cair na armadilha satânica do sexo anal.

Perceba que são pequenas atitudes que fará toda a diferença e restaurará o matrimônio de muitas pessoas, uma vez que a cada três casamentos, um termina em divórcio no Brasil. E ao mesmo tempo estudos mostra que 50% das pessoas se arrependem de terem se divorciado.

O maior problema que enfrentamos é que a maioria dos pastores preferem fugir destes questionamentos por não terem sidos preparados para combater o pecado e ao mesmo tempo o legalismo hipócrita que permeia no seio da cristandade. Para os tais é mais fácil ignorar e sentenciar quando não conhecem o que realmente é lícito ou não diante a Palavra de Deus.

O casal pode ter uma relação sexual prazerosa dentro dos parâmetros Bíblicos; e ao mesmo tempo saber qual o limite do que convém. Salientando que é comum encontramos nas redes sociais pastores legalistas que não tendo aperfeiçoamento a luz da Bíblia, ocupa a mídia, e máximo que fala é o tema: “A masturbação é Pecado”. E depois disso ficam em silêncio como se a prática masturbativa fosse o único pecado do padrão sexual.

Então quando combatemos a masturbação (que é uma atitude correta), vem a questão: “Polução Noturna” - Para o homem a ejaculação involuntária que acontece durante o sono; Para mulher a excitação e lubrificação vaginal durante o sono. Como devemos tratar o assunto, uma vez que na Polução Noturna, a pessoas estão em estado de inconsciência, mas tiveram um orgasmo involuntário?

Outro caso que fica para análise para o questionamento é o seguinte: O esposo foi vitimado pela “Polução Noturna” e em sonhos ele estava com outra mulher; ou a esposa involuntariamente sonhou com outro homem e teve o seu orgasmo; em virtude da abstinência sexual. Eles pecaram? Fica para você responder. (Mas no próximo estudo estaremos respondendo o tema à luz da Bíblia).

Não é fácil falar sobre relacionamento sexual porque envolve uma esfera de intimidade que as pessoas teme falar, de maneiras que os profissionais em ginecologia, urologia, sexologia e psicologia enfrentam uma grande barreira, tendo em vista que as pessoas estão presas a um tabu que as religiões inventaram, sem o menor amparo Bíblico.

Normalmente quando os profissionais de saúde em seus consultórios pergunta: “Como anda a vida sexual? Tanto os homens como mulheres, ao sentirem vergonha de contar a verdade; temeroso em serem rotulados como frígida (no caso dela); e broxa (no caso dele); preferem omitir a informação para mostrar uma virilidade que não existe. Porque a sociedade exige um valor que ninguém pode garantir.

Ora, se para o(a) ginecologista e(a) urologista que tem o contato direto com o paciente, é omitida esse tipo de informação; agora imagine essa mesma pessoa fazendo uma terapia sexual com sexólogo(a); ou psicólogo(a). Lamentavelmente, esse(a) paciente fará uma consulta com os profissionais que pode ajudar através de terapias e orientações.

Quem deveria orientar na primeira triagem diante de um conflito conjugal deveria ser os pastores. Mas em outra esfera os líderes das Igrejas evangélicas se acovardam em ensinar a Verdadeira Palavra de Deus, que não está resumida apenas em salvação; mas abrange uma área ampla de relacionamento com a sociedade, autoridades constituídas, relacionamento de pais e filhos e o relacionamento de cônjuges.

Pareces que é mais fácil enfrentar uma audiência de instrução, e separação de um casal, do que uma orientação sexual entre com os mesmos.

O conceito de educação sexual está deturpado no século que estamos vivendo, porque a pessoas ignoram que a interação entre casais é estritamente sexual, o que não se resume apenas na penetração do pênis do homem na vagina da mulher. Mas exige uma um relacionamento com cumplicidade, sonhos, diálogos, transparência, brincadeiras, preliminares, beijos, toques no corpo até chegar o ápice do ato sexual que culmina com o orgasmo (gozo), entre os cônjuges.

A Bíblia mostra que casamento é um jardim fechado; isso é: Em um relacionamento o que acontece deve ficar entre os cônjuges. Mas, havendo um desgaste no relacionamento, ou mesmo dúvida de como proceder durante o coito (transa), é imprescindível buscar ajuda com um orientador(a) cristão que dará as diretrizes Bíblico. Mas, vale a pena chamar a sua atenção para um grupo de líderes despreparados no assunto que pode orientar erroneamente o casal e os deixar em uma situação pior que a primeira. Estou fazendo essa citação porque nos dias atuais nos deparamos com muitos pastores sem nenhuma formação (incautos; analfabeto funcional); que por serem homens impotentes, chegam a ponto de querer impor o seu “Modus vivendi” (A sua maneira de pensar); as outras pessoas. E isso é letal.

Um casal pode ter o apetite sexual e se amar todos os dias; enquanto em outro caso outros desejam fazer sexo duas ou três vezes por semana. Então deve ser respeitado a condição de cada pessoa.

I Aos Coríntios 7:5

Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

A fantasia sexual envolve os 05 sentidos do ser humano: Visão, audição, olfato, tato e paladar.

Iremos ver algumas citações Bíblica.

Em relação ao olfato.

Cântico 4:10

Quão deliciosas são as suas carícias, minha irmã, minha noiva! Suas carícias são mais agradáveis que o vinho, e a fragrância do seu perfume supera o de qualquer especiaria!

Com o tato.

Cântico 7:3

Os teus seios são como dois filhos gêmeos da gazela.

Visão - Além da visualização dos corpos entre os cônjuges podem observar-se em lugares diferentes

Cântico 7:11-12

11 - Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias.

12 - Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se já aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores.

Esses são pequenos exemplos falados de maneira explícita na Bíblia Sagrada, porque se fossemos escrever todos, certamente teríamos um grande número de versículos.

Por fim, para viver uma vida saudável na sexualidade, devemos em primeiro lugar colocar a Palavra de Deus em prática para não cometermos pecados; mas as fantasias que todo homem e mulher traz dentro de si (se não é pecaminosa), não deve se sufocada por ninguém, porque o sexo não está resumido a um homem penetrar em uma mulher com o seu pênis, mas agir, sonhar, pensar, influenciar, desfrutar e acima de tudo, amar.

Que o seu relacionamento matrimonial seja abençoado por Deus, e desfrute com muito amor e compromisso.

Pastor Robson Colaço de Lucena

OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

MMA - Ministério Missão América